A Fifa e a FifPro anunciaram nesta terça-feira uma lista de 23 candidatos à seleção da temporada 2020/21, que será conhecida no dia 17 de janeiro, na entrega do prêmio The Best. Três brasileiros integram a relação e estão na briga por um lugar entre os 11 melhores na opinião do sindicato dos jogadores: o goleiro Alisson, do Liverpol, o lateral Daniel Alves, que atuou neste ano pelo São Paulo e agora está no Barcelona, e o atacante Neymar, do PSG. O meia Jorginho, naturalizado italiano, também está entre os candidatos.
Esta é a primeira vez que as entidades divulgam os candidatos à seleção da temporada em duas fases. A premiação, que já dura 17 anos, costumava anunciar uma única lista com 55 nomes antes da entrega dos troféus, e depois eram conhecidos os 11 selecionados. Desta vez, houve a opção por uma relação intermediária com 23 atletas.
Confira os 23 indicados:
- Goleiros: Alisson Becker (Brasil/Liverpool), Gianluigi Donnarumma (Itália/Milan/Paris Saint-Germain) e Édouard Mendy (Senegal/Chelsea);
- Defensores: David Alaba (Áustria/Bayern de Munique/Real Madrid), Jordi Alba (Espanha/Barcelona), Trent Alexander-Arnold (Inglaterra/Liverpool), Dani Alves (Brasil/São Paulo/Barcelona), Leonardo Bonucci (Itália/Juventus) e Rúben Dias (Portugal/Manchester City);
- Meio-campistas: Sergio Busquets (Espanha/Barcelona), Kevin De Bruyne (Bélgica/Manchester City), Bruno Fernandes (Portugal/Manchester United), Frenkie de Jong (Holanda/Barcelona), Jorginho (Itália/Chelsea) e N’Golo Kanté (França/Chelsea);
- Atacantes: Karim Benzema (França/Real Madrid), Cristiano Ronaldo (Portugal/Juventus/Manchester United), Erling Haaland (Noruega/Borussia Dortmund), Robert Lewandowski (Polônia/Bayern de Munique), Romelu Lukaku (Bélgica/Inter de Milão/Chelsea), Kylian Mbappé (França/Paris Saint-Germain), Lionel Messi (Argentina/Barcelona/Paris Saint-Germain) e Neymar (Brasil/Paris Saint-Germain).
A votação é feita entre jogadores profissionais de futebol em todo o mundo, da seguinte maneira: cada atleta vota em três nomes para cada setor da seleção. A lista de 23 foi composta com os mais votados em cada setor, sendo três goleiros, seis defensores, seis meio-campista e seis atacantes. As duas vagas restantes ficaram com jogadores mais votados independente de posição.
Ao todo, foram 18.947 atletas que participaram da eleição em 69 países diferentes. A seleção da FifPro foi criada em 2005 e passou a ter a colaboração da Fifa a partir de 2009, quando ela foi encorpada à premiação de gala da entidade máxima do futebol mundial. O time da temporada 2019/20 foi composto por Alisson, Alexander-Arnold, Van Dijk, Sergio Ramos e Davies; Thiago Alcântara, De Bruyne e Kimmich; Lewandowski, Messi e Cristiano Ronaldo. (GE)