O Corinthians não vai entrar em quadra para enfrentar o Minas, nesta segunda-feira, e o Fortaleza, na quarta, pelo Novo Basquete Brasil (NBB) e perderá as duas partidas por W.O. Em nota oficial divulgada neste domingo, o clube anunciou que oito atletas do elenco testaram positivo para o novo coronavírus e, com isso, as atividades presenciais do elenco estão suspensas pelos próximos cinco dias (12 a 16 de dezembro).
O nome dos jogadores não foram divulgados. Diante do cenário, o Corinthians entrou em contato com a Liga Nacional de Basquete (LNB) pedindo o adiamento dos jogos desta semana da equipe pelo NBB. Porém, como o regulamento da competição prevê que partidas não serão adiadas por conta de casos de Covid-19, o clube decidiu não jogar contra Minas e Fortaleza, priorizando a saúde dos seus profissionais, e perderá os duelos por W.O. A LNB confirmou a informação na tarde deste domingo.
A elaboração e chancela dos protocolos do NBB contra a Covid-19 foi auxiliada pelo médico infectologista Max Igor Banks Ferreira Lopes, do Hospital das Clínicas da USP. Também fizeram parte da criação do protocolo os médicos Cláudio Cardone (Flamengo), Diogo Vilar e Diego Gadelha (Unifacisa), sob coordenação do diretor técnico-operacional da LNB, Paulo Bassul.
O NBB 2020/2021 está sendo disputado no esquema de “bolha”. Durante o primeiro turno, as equipes estão divididas em grupos e atuam numa mesma cidade, o que, na teoria, permitiria um maior controle dos protocolos de saúde e da logística dos times.