Sem vencer há seis rodadas, o Cuiabá tem seu pior início de segundo turno no Campeonato Brasileiro desde 2021, ano da estreia na elite nacional.

O Dourado somou apenas um ponto nesta arrancada de returno. São quatro derrotas e apenas um empate. O aproveitamento é de assombrosos 6,6% da pontuação em disputa.

Os comandados de António Oliveira perderam para Palmeiras, Bragantino, Grêmio e Atlético-MG e ficaram na igualdade com o América-MG. A má fase ainda conta com a derrota para o Athletico, válida pela última rodada do primeiro turno.

Em 2021, a equipe mato-grossense contabilizou uma vitória, três empates e uma derrota nas cinco primeiras rodadas do segundo turno. Já na temporada passada, foram uma vitória, dois empates e duas derrotas.

Returno do Cuiabá em 2023

  1. Cuiabá 0 x 2 Palmeiras
  2. Bragantino 2 x 0 Cuiabá
  3. Grêmio 2 x 0 Cuiabá
  4. Cuiabá 2 x 2 América-MG
  5. Atlético-MG 1 x 0 Cuiabá

As estatísticas também assustam. Só dois gols marcados (média de 0,4 gol marcado por jogo) e nove sofridos (média de 1,8 gol sofrido por jogo) – o time tem o terceiro pior ataque e a nona pior defesa do Brasileirão.

Na classificação geral do returno, o Auriverde só não é pior que o Coritiba, lanterna da competição e que perdeu todos os cinco jogos desta metade final.

O Cuiabá é o 11º colocado da Série A, com 29 pontos, a cinco do Santos, primeiro time da zona de rebaixamento. A próxima chance para espantar a crise é no sábado, 30, contra o Fluminense, na Arena Pantanal, às 17h30 (de MT), pela 25ª rodada. (GE)