Em jogo com atuação nitidamente desastrosa do árbitro mineiro Ronei Cândido Alves que marcou pênalti irregular e ainda expulsou dois jogadores do Cuiabá, além de não validar um gol (do Cuiabá) nos acréscimos, o time do Vitória venceu o Dourado por 4 a 2 na tarde deste sábado, no Barradão, derrubando o último invicto da Série B. Apesar do péssimo resultado, o time cuiabano terminou a partida na vice-liderança e vai dormir no G-4.
Repleta de emoções, bolas na trave e muitos gols, a partida ficou marcada pelos erros de arbitragem que desfavoreceram o Cuiabá. O pênalti marcado por ele após Marcelinho cair na área, que resultou no terceiro gol do Vitória, mudou a história do jogo e permitiu ao time baiano mais uma vitória na competição. Melhor para o Vitória que conquistou um importante triunfo com gols de Léo Ceará, João Victor, Carleto e Rodrigo Carioca marcaram os gols do Vitória. Walace (contra) e Maxwell descontaram para o Cuiabá.
Mesmo com desfalques importantes como Rafael Gava, o zagueiro Éverton Sena e o atacante Felipe Marques, o Dourado acabou tendo uma boa atuação, especialmente no primeiro tempo, quando teve domínio sobre o adversário, apesar da desvantagem por 1 a 0. O jogo estava equilibrado até a expulsão do goleiro João Carlos.
Primeiro tempo
Após um início truncado, com duas paralisações, foi do Cuiabá a primeira finalização. Jenison recuperou bola no ataque e disparou de longe. A bola passou por cima do travessão, sem perigo. Aos 13 minutos, o Cuiabá chegou novamente com perigo após cobrança de escanteio. Matheus Barbosa desviou de cabeça e o goleiro Ronaldo fez uma boa defesa. Na sequência, o Dourado teve outra chance através de uma cabeçada de Maxwell que aparou um cruzamento na área. A bola saiu à direita de Ronaldo.
Após superar a pressão do Cuiabá, o Vitória cresceu na partida e teve sua primeira finalização aos 19 minutos com um chute de fora de Gerson Magrão. A bola desviou na zaga do Cuiabá e forçou o goleiro João Carlos a praticar boa defesa, tirando para escanteio. Dois minutos depois, em bola alçada para a área, Anderson Conceição meteu a cabeça, mas a bola foi para fora. Aos 25 minutos, o Vitória teve outra boa chance, com Magrão, que chutou, mas encontrou o goleiro João Carlos bem colocado.
Embora até aí o domínio fosse do Cuiabá, o Vitória mexeu no placar após uma falha na saída de bola do Dourado. Guilherme Rend recuperou e tocou para Léo Ceará que ficou de frente para o gol e chutou forte, sem defesa para João Carlos: Vitória 1 a 0. Aos 34 minutos, Jenison recebeu cruzamento na área e marcou o que seria o gol de empate, mas estava impedido e o juiz anulou corretamente.
Mas, um minuto depois, em bola cruzada para a área, Walace foi tentar cortar e acabou mandando de cabeça para o próprio patrimônio. Tudo igual no Barradão 1 a 1. Aos 39 minutos, o Vitória chegou ao segundo gol. Em cobrança de falta de longe de Carleto, João Carlos rebateu e João Victor, esperto, aproveitou a sobra a mandou para o gol: 2 a 1.
Empolgado com a cobrança de falta que deu origem ao gol, Carleto bateu outra falta quase do meio de campo e obrigou João Carlos a ir na ‘gaveta’ buscar e evitar o terceiro gol. E o primeiro tempo com boas emoções terminou nisso.
Segundo tempo
A segunda parte começou à todo vapor, com o Cuiabá fazendo forte pressão sobre o Vitória. E a insistência deu certo aos 6 minutos, quando Hayner lançou na medida para Maxwell meter a cabeça e deixar tudo igual: 2 a 2. Foi o primeiro gol de Maxwell, que é artilheiro do Estadual, nesta Série B. No lance seguinte quase o Dourado desempatou, quando Felipe Ferreira chutou forte de fora da área e obrigou o goleiro do Vitória a fazer uma grande defesa.
Em uma jogada de contra-ataque, Marcelinho foi derrubado na área por João Carlos, que tocou na bola primeiro, em um pênalti que foi mal marcado, segundo a ‘Central do Apito’. A comissão técnica do Dourado reclamou muito. Na cobrança de pênalti, Carleto colocou bola em um lado e goleiro no outro: Vitória 3 a 2.
O jogo era bom. Aos 19 minutos, Marino chuta e a bola tem um leve desvio do goleiro que evitou o gol de empate. A bola ainda tocou no pé da trave. Quase o empate.
Aos 24 minutos, quando estava bem no jogo, o Cuiabá teve o goleiro João Carlos expulso. Ele, que já tinha cartão amarelo pelo lance do pênalti, acabou levando o vermelho. Chamusca teve que tirar o atacante Felipe Ferreira e o Dourado perdeu o ímpeto. Para piorar, o zagueiro Helder Maciel acabou levando o segundo cartão amarelo aos 34 minutos e foi expulso, deixando o Cuiabá com apenas nove homens em campo. Para compensar, o juiz expulsou Marcelinho, aos 36 minutos. Até aí, já haviam sido distribuídos 11 cartões amarelos.
Aos 41 minutos, mais emoção. Ferrugem cobrou falta com muito veneno e atingiu o travessão do goleiro do Vitória. Aos 46 minutos, em um contra-ataque fulminante do Vitória, Mateusinho encontrou Rodrigo Carioca dentro da área, que dominou e marcou o quarto do Vitória.
Nos acréscimos, o Dourado ainda teria colocado outra bola para dentro do gol. Após cobrança de escanteio, Matheus Barbosa cabeceou com Ronaldo já batido e Guilherme Rend tirou em cima da linha. Os jogadores do Cuiabá reclamaram que a bola entrou no gol.
A partida terminou em 4 a 2 e o Dourado perdeu a longa invencibilidade nesta temporada. Estava há 15 jogos sem conhecer a derrota. Foi o último a cair na Série B.
Como fica
Com o resultado, o Cuiabá perdeu a liderança da Série B e ainda pode perder outras posições, conforme resultados da rodada. A equipe caiu para a segunda colocação com 14 pontos ganhos. Ao menos por hoje, dorme no G-4. O Vitória, por sua vez, subiu para o sexto lugar com um ponto a menos.
Agenda
Na próxima rodada, o Cuiabá recebe o Figueirense em jogo marcado para a terça-feira (08.09), às 20h30 (horário de MT), na Arena Pantanal. Essa partida vale pela nona rodada. Já o Vitória, sai para encarar o Cruzeiro, no Mineirão, em partida marcada para o dia 11 de setembro, uma sexta-feira, às 20h30 (hora de MT).
Confira a classificação atualizada da Série B
Jogos da Oitava rodada (horário de Brasília)