Na última semana, o Flamengo acertou a contratação de mais um estrangeiro para a sua base. O atacante colombiano Camilo Durán chegou por empréstimo até dezembro de 2022, proveniente do Independiente Medellín, concretizando um trabalho de observação que durou dois anos.
Durán chamou a atenção pela primeira vez do Flamengo em 2019. Em outubro daquele ano, o clube enviou um scout para as cidades de Medellín e Bogotá, para visitar clubes e acompanhar os campeonatos locais de base e profissional.
– Camilo se destacou em alguns jogos pelo sub-17 em Medellín. Por conta da pandemia, praticamente não jogou em 2020, mas o departamento de scout continuou monitorando o atleta. No início do ano, ele foi decisivo marcando gols importantes na semifinal e o gol do título na decisão do campeonato local – explicou Thiago Rocha, coordenador de captação da base do Flamengo.
Durán foi decisivo na conquista do Independiente Medellín no campeonato local da categoria Primeira A, equivalente ao sub-20 brasileiro, no início de 2021. O torneio, uma espécie de estadual, reunia equipes de toda a província de Antioquia, cuja capital é Medellín.
Após o torneio, o Flamengo entrou em contato com o Independiente Medellín e trouxe Durán para completar um período de avaliação. Após o atacante ser aprovado, os clubes chegaram a um acordo de empréstimo até o fim de 2022, com opção de compra.
– É um jogador com muitíssima qualidade, de boa técnica. Tem talento e criatividade para atacar. É atacante, mas pode jogar pelos lados ou pelo centro. Não tem características para jogar como centroavante. É rápido para se desmarcar, muito forte no drible e tem boa finalização – analisou o jornalismo colombiano Santiago Aristizábal, do canal “Telemedellín”, que cobre o futebol de base da Colômbia.
Segundo Aristizábal, Durán era bem avaliado em Medellín, mas, a nível nacional, outros nomes o suplantaram. Ele não chegou a disputar torneios internacionais com a seleção colombiana de base.
– Em Medellín, era considerado uma grande promessa. Mas, no país, não tanto, porque não chegou a jogar os Sul-Americanos sub-15 ou sub-17. É superado por alguns jogadores de sua categoria, como Borrero (Atlético-MG) ou Cuesta (Internacional) – opinou Aristizábal.
Estreia apenas em 2022
Durán só poderá estrear pelo Flamengo em 2022. O nome do atacante entrou no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF após o encerramento da janela de transferências internacionais. O colombiano já treina normalmente com o sub-20 rubro-negro.
Além de Durán, o Flamengo contratou no início do ano o meio-campista paraguaio Fabrizio Peralta, que chamou a atenção do clube em torneios sul-americanos com sua seleção. Ele estava no Cerro Porteño e também chegou para defender o sub-20. (Globo Esporte)