“Em um momento de crise, diante de uma ameaça, todos têm um papel importante e precisam estar preparados para agir”, destacou Sávio Pellegrini, do Grupo Força e Honra, ao iniciar a palestra “Escola Prevenida, Vidas Salvas” para os colaboradores do Colégio Notre Dame de Lourdes, no sábado (15).
Nos últimos dias, viralizaram, nas redes sociais, mensagens sobre ataques dentro de escolas e criou-se um clima de insegurança entre alunos, professores e funcionários em toda a rede escolar pública e privada. Algumas instituições estão buscando formas de administrar a situação.
No sábado, todos os funcionários e professores do Colégio Notre Dame de Lourdes foram convocados para uma palestra com uma empresa especializada em segurança, inclusive em ambientes escolares.
Sávio Pellegrini explicou que foi um treinamento, a fim de melhorar a capacidade de gerenciamento diante de situações de risco. “Os funcionários em geral e, principalmente, os professores precisam estar preparados para agir, tomar a iniciativa e gerenciar o que podem fazer no caso de alguma ameaça”, resumiu Pellegrini.
A diretora do Colégio, Irmã Marluce Almeida, garantiu que não houve nenhuma ameaça direta ao Notre Dame de Lourdes, mas disse que a capacitação é uma das ações necessárias para dar mais tranquilidade e segurança para os colaboradores. “As notícias nacionais deixam todos preocupados e tensos. Queremos que a nossa equipe sinta-se protegida e mais preparada”,afirmou ao lembrar que o trabalho de reforço na segurança do Colégio começou de forma mais intensa em 2019, quando uma consultoria especializada detectou todos os pontos de vulnerabilidade e orientou a necessidade de mudanças. “Fizemos todos os ajustes sugeridos, sabemos que estamos em uma escola segura”, frisou.
“O somatório das atividades individuais é o que garante a segurança. O que o agressor faz não está sob o nosso controle, mas o que fazemos, como reagimos diante da ameaça é o que podemos controlar”, orientou Pellegrini.