Servidores e líderes de pelo menos 17 comunidades reivindicaram à Secretaria Municipal de Saúde e ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a reabertura da Policlínica do Verdão Doutor José Faria Vinagre, uma das mais procuradas pelos moradores da região Oeste de Cuiabá e até outros municípios.

Os moradores denunciam que o fechamento ocorreu por causa de sucessivos roubos de fios de cobre e, sem a policlínica,  ocorreu considerável  piora no fornecimento dos serviços, na atenção básica e secundária do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria de Saúde respondeu, via nota da assessoria, que nega que tenha faltado segurança, no local, e assegura que “a SMS trabalha para encontrar um local que possa concentrar todos os serviços ambulatoriais na região Oeste, para contemplar a população daquela região”.

Onde funcionava a Policlínica do Verdão, segundo a Secretaria de Saúde, deve ser instalada  uma nova unidade secundária. “A expectativa é de que, no local onde funcionava a Policlínica, seja instalada uma nova unidade de Atenção Secundária, o que ainda está em fase de definição para posterior início das obras de reforma”, diz trecho da nota da Prefeitura de Cuiabá.

 

Um servidora, que pediu anonimado, disse que  “no mês de janeiro os atendimentos, pequenas cirurgias, ginecologista, psiquiatra, psicólogo, não tiveram como atender como era de costume, porque depois que fecharam a policlínica e inauguraram a UPA, o ambulatório que sempre foi ao lado, começou ser alvo de ladrões”.

“Cortaram e roubaram as fiações e ficou sem energia elétrica, e sem água, também. Então, os atendimentos e as consultas não puderam ser mais marcadas e não tiveram como encaminhar ninguém pra outro lugar, sem previsão de agendamento”, denunciou a servidora, para o portal de notícias Cuiabano News.

“O ambulatório é antigo e sempre ajudou muito a comunidade não só dali da região, mas pessoas de fora, com o da Guia, Sucuri, cidades pequenas do interior. E sempre com rapidez, para marcar as consultas e bom atendimento. O local está há tempos caindo aos pedaços; nunca reformaram decentemente, mas nunca chegou nesse ponto de fechar”, emendou a mesma fonte da reportagem.

 

“O que nós servidores gostaríamos é que a unidade do Verdão fosse reformada, ou qualquer coisa pelo menos, porque o local é [perto] no centro, digamos assim; e está sendo largado às traças sem motivo aparente”, senenciou ela.

A Secretaria Municipal de Saúde acredita que Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, em funcionamento, houve necessidade de “a Policlínica, que fica ao lado, ser desativada, o que ocorreu de forma paulatina”.

Veja a íntegra da nota da Secretaria Municipal de Saúde.

 

NOTA À IMPRENSA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que:

– Com a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, a Policlínica que fica ao lado precisou ser desativada, o que ocorreu de forma paulatina.

– Alguns serviços, como pequenas cirurgias e fisioterapia, deverão funcionar provisoriamente na UPA Verdão. Já atendimentos ambulatoriais de Ginecologia e Psiquiatria foram transferidos para o Centro de Especialidades Médicas (CEM). A SMS trabalha para encontrar um local que possa concentrar todos os serviços ambulatoriais na região Oeste, para contemplar a população daquela região.

– A expectativa é de que, no local onde funcionava a Policlínica, seja instalada uma nova unidade de Atenção Secundária, o que ainda está em fase de definição para posterior início das obras de reforma.

– Quanto aos furtos, a unidade conta com a presença de vigilantes, além de parceria com o 10º Batalhão da Polícia Militar e com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, que realizam rondas na região.

– A SMS destaca que está tomando todas as providências necessárias para garantir a assistência em saúde da Atenção Secundária aos moradores da região Oeste.

SECRETARIA DE SAÚDE DE CUIABÁ