A movimentação nos departamentos jurídicos pelo Brasil afora foi intensa no fim de 2021. Os clubes brasileiros fizeram 816 novos registros no Boletim Informativo Diário da CBF. A maioria das movimentações é do futebol masculino e de times que disputam as séries C e D, mas também houve ações no futebol feminino e no masculino das séries A e B.

Em recesso até o dia 2 de janeiro, a CBF estabeleceu plantão de Natal e Ano Novo com horário restrito para atender a demanda dos clubes do futebol brasileiro. A movimentação é intensa por conta do entra e sai de jogadores para a Copa São Paulo de Juniores e também para o início das competições estaduais – em parte do Brasil, estas competições começam dia 16 de janeiro.

Movimentação no mercado
CBF recebeu 816 registros no Boletim Informativo Diário no plantão de fim de ano

Alguns estaduais, como os de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Pernambuco, começam entre 22 e 26 de janeiro. Desta maneira, ainda vai haver mais alguns dias para novas inscrições dos clubes de jogadores contratados ou de renovações concretizadas neste período.

Isto porque a CBF inaugura janela de transferência interna em 2022. Inicialmente, se aplica apenas aos clubes das Séries A e B do futebol masculino, seja para saída ou chegada de jogadores. A previsão é de que ela seja estendida aos demais a partir de 2023. Confira a “janela brasileira” da CBF:

  • Primeiro semestre: de 19 de janeiro a 12 de abril;
  • Segundo semestre: de 18 de julho a 15 de agosto.

Prorrogação de Hudson e de Tamires

Entre as movimentações de times da série A estão os casos do atacante Ronaldo Cesar, que renovou com o Bahia até o fim de 2022. Também do volante Hudson, que prorrogou contrato com o São Paulo para poder seguir no Fluminense – ele está lesionado, em recuperação.

No futebol feminino, houve renovações de contrato no Corinthians, casos de Tamires e Gabi Zanotti.

Gabi Zanotti comemora gol do Corinthians contra o São Paulo. Clube paulista renovou contrato da meia-atacante — Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Gabi Zanotti comemora gol do Corinthians contra o São Paulo. Clube paulista renovou contrato da meia-atacante — Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

O BID também passou a consolidar a inscrição de treinadores. O Vitória, que contratou Dado Cavalcanti, registrou seu novo treinador durante o plantão da CBF neste fim de ano.

Outros nomes mais conhecidos vieram do futebol pernambucano, com o empréstimo de Pedro Naressi, do Ceará para o Spor, a prorrogação de contrato do meia-atacante Everton Felipe, do Sport, e de Stephanno Leal, filho do tetracampeão Branco, que vai seguir em 2022 no Retrô, de Pernambuco. (GE)