A movimentação nos departamentos jurídicos pelo Brasil afora foi intensa no fim de 2021. Os clubes brasileiros fizeram 816 novos registros no Boletim Informativo Diário da CBF. A maioria das movimentações é do futebol masculino e de times que disputam as séries C e D, mas também houve ações no futebol feminino e no masculino das séries A e B.
Em recesso até o dia 2 de janeiro, a CBF estabeleceu plantão de Natal e Ano Novo com horário restrito para atender a demanda dos clubes do futebol brasileiro. A movimentação é intensa por conta do entra e sai de jogadores para a Copa São Paulo de Juniores e também para o início das competições estaduais – em parte do Brasil, estas competições começam dia 16 de janeiro.
Alguns estaduais, como os de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Pernambuco, começam entre 22 e 26 de janeiro. Desta maneira, ainda vai haver mais alguns dias para novas inscrições dos clubes de jogadores contratados ou de renovações concretizadas neste período.
Isto porque a CBF inaugura janela de transferência interna em 2022. Inicialmente, se aplica apenas aos clubes das Séries A e B do futebol masculino, seja para saída ou chegada de jogadores. A previsão é de que ela seja estendida aos demais a partir de 2023. Confira a “janela brasileira” da CBF:
- Primeiro semestre: de 19 de janeiro a 12 de abril;
- Segundo semestre: de 18 de julho a 15 de agosto.
Prorrogação de Hudson e de Tamires
Entre as movimentações de times da série A estão os casos do atacante Ronaldo Cesar, que renovou com o Bahia até o fim de 2022. Também do volante Hudson, que prorrogou contrato com o São Paulo para poder seguir no Fluminense – ele está lesionado, em recuperação.
No futebol feminino, houve renovações de contrato no Corinthians, casos de Tamires e Gabi Zanotti.
Gabi Zanotti comemora gol do Corinthians contra o São Paulo. Clube paulista renovou contrato da meia-atacante — Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
O BID também passou a consolidar a inscrição de treinadores. O Vitória, que contratou Dado Cavalcanti, registrou seu novo treinador durante o plantão da CBF neste fim de ano.
Outros nomes mais conhecidos vieram do futebol pernambucano, com o empréstimo de Pedro Naressi, do Ceará para o Spor, a prorrogação de contrato do meia-atacante Everton Felipe, do Sport, e de Stephanno Leal, filho do tetracampeão Branco, que vai seguir em 2022 no Retrô, de Pernambuco. (GE)