Os clubes do Campeonato Paulista terão mais tempo para se reforçar. Com a paralisação do torneio, o prazo de inscrição também será prorrogado. Inicialmente, a data-limite prevista no regulamento era 9 de abril (próxima sexta-feira), que, em relação à tabela básica, corresponderia à véspera da disputa da décima rodada da primeira fase.

Segundo a assessoria da FPF, o novo prazo vai acompanhar a rodada. Ou seja: a lista poderá ser completada até antes da décima rodada. A mudança já foi comunicada aos clubes. O dia exato, no entanto, depende da “nova tabela”, a ser definida quando o campeonato for retomado.

Cada clube tem 26 vagas na relação principal – uma lista “B” para jogadores da base não tem número máximo. A janela não fechou durante a suspensão.

O Paulistão foi paralisado no último dia 15 de março, quando novo decreto do governo João Doria (PSDB) impediu a realização de eventos esportivos no estado durante a fase emergencial, como medida de contenção da pandemia de Covid-19. A suspensão se baseou em recomendação do MP.

Nesse período, a FPF organizou dois jogos, Mirassol x Corinthians e São Bento x Palmeiras, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, mas depois não conseguiu encontrar outros locais fora de São Paulo para transferir as partidas.

Após elaborar um novo protocolo com medidas mais rígidas, como a adoção de “bolhas”, com os elencos concentrados em hotéis durante a disputa, a FPF retomou o diálogo com o MP nesta semana para tentar a realização de jogos ainda nesta semana.

O Ministério Público de São Paulo quer que a Federação Paulista de Futebol se responsabilize em testar todas as pessoas envolvidas na partida até uma hora antes de a bola rolar. Uma nova reunião entre o MP e a FPF acontece nesta quarta-feira, às 18h.

A atual fase emergencial em São Paulo tem prazo para acabar no próximo dia 11, com chance de ser estendida. (Globo Esporte)