Um impasse técnico obrigou o futebol italiano a mudar sua programação de retorno gradual às atividades. Embora já estivesse previsto desde o fim de abril que os clubes da Série A poderiam retomar os treinos em grupo a partir desta segunda-feira, o protocolo que vai orientar essas atividades ainda não foi validado pelas autoridades.

Com isso, os clubes não poderão realizar treinamentos com elenco completo até que as diretrizes estejam totalmente aprovadas. Segundo a imprensa italiana, o comitê técnico-científico que avalia o protocolo pode dar sua resposta a qualquer momento esta semana.

Os clubes italianos receberam uma autorização especial para abertura dos CTs no dia 4 de maio, mas com restrição sanitária rígida: apenas grupos pequenos poderiam frequentar o local ao mesmo tempo, e os jogadores só poderiam realizar atividades individuais.

A expectativa dos clubes é de que pudessem treinar em grupos maiores a partir desta segunda, dando mais um passo na retomada gradual das atividades esportivas. Ainda não há uma data oficial para o reinício do Campeonato Italiano, mas as autoridades planejam a volta para o dia 13 de junho. (Globo Esporte)