O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) resgatou, na manhã desta terça-feira (31.01), uma vítima de acidente de trabalho em uma fazenda, no município de Nova Ubiratã (502 km ao Norte de Cuiabá). O socorro rápido garantiu a sobrevivência do trabalhador.

A equipe do Águia recebeu a solicitação do Corpo de Bombeiros Militar por volta das 7h30 para prestar socorro à vítima. O trabalhador teve o braço esquerdo esmagado ao colocar o membro superior em um maquinário agrícola.

Ao chegar na fazenda, a equipe encontrou o trabalhador ferido já estabilizado pelos próprios funcionários da fazenda e imediatamente embarcou a vítima no helicóptero. Em seguida, ela foi removida até o Hospital Regional de Sorriso.

Conforme o major BM Alexsandro Marcondes Freitag, o percurso que levaria em torno de quatro horas para ser feito por solo foi realizado em duas horas. Ele destaca que o socorro rápido é primordial para salvar vidas ou evitar complicações.

“A primeira hora após um acidente, o que chamamos de ‘golden hour’ ou ‘hora de ouro’, é essencial para a sobrevivência e reduzir os riscos de sequelas em vítimas de acidente”, ressalta.

Major BM Alexsandro Freitag:  primeira hora após um acidente, o que chamamos de ‘golden hour’ ou ‘hora de ouro’, é essencial