A primeira edição do Mundial de Clubes em seu novo formato já tem local definido para a grande final. A competição, em 2021, será realizada na China com a participação de 24 clubes e será decidida em Xangai, segundo informação do blog do Marcel Rizzo.
A cidade que receberá a abertura do torneio ainda não é conhecida, mas poderá ser a mesma, por conta de sua estrutura. Além de Xangai, outras sete localidades chineses abrigarão partidas: Tianjin, Guangzhou, Wuhan, Shenyang, Jinan, Hangzhou e Dalian. Pequim, capital do país, ficou de fora, mas terá, em compensação, o privilégio de sediar a final da Copa da Ásia, em 2023.
Seis equipes da América do sul participarão do Mundial, e o Flamengo, como campeão da Libertadores de 2019, já tem vaga garantida. Muito embora a Conmebol também tenha informado que o Independiente del Valle-EQU, vencedor da última Sul-Americana, também esteja com classificação assegurada, a Fifa ainda bate pé quanto a este critério, pois pretende turbinar o torneio com clubes de maior expressão e com capacidade de levar uma quantidade grande de torcedores para a China. Por isso, a tendência é que até o mês de março a entidade que comanda o futebol no continente confirme de forma oficial os critérios para a indicação de seus participantes.
Da Europa, Liverpool, Real Madrid, Chelsea e Atlético de Madrid, que venceram recentemente a Liga dos Campeões e a Liga Europa, já estão dentro. Restam, assim, quatro vagas para o Velho Continente, que serão ocupadas pelos vencedores das mesmas competições em 2020 e 2021. (Esporte Interativo)