Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para ondas de calor e risco à saúde em todo Mato Grosso. As temperaturas estarão 5ºC acima da média por período superior a 5 dias. Defesa Civil orienta comunidade a evitar exposição direta ao sol em horários de maior incidência e fazer a ingestão maior quantidade de água nos próximos dias.
Conforme o instituto, Cuiabá terá máxima de 41ºC nesta quinta-feira (16). Apesar da previsão de chuva isolada no final de semana, o calor segue predominando e as temperaturas seguem acima de 40ºC. Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) registra máxima de 39ºC nesta quinta. Temperatura volta a subir na sexta-feira (17) e chega a 40ºC.
Em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), o calor segue predominando e os termômetros registram máxima de 42ºC nesta quinta-feira. Conforme o Inmet, em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) a temperatura ficará abaixo de 40ºC com previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante tarde e noite nesta quinta.
Já Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) apesar da previsão de chuva isolada para o final de semana, o município registrará a maior máxima do estado, podendo chegar a 44ºC na sexta-feira.
Histórico
O Pantanal tem recorde em focos de incêndio em novembro. Nos primeiros 15 dias do mês já foram registrados 3 mil focos, 30% a mais que o maior volume anterior para o mesmo mês. O fogo já atingiu a rodovia Transpantaneira, principal via de acesso ao bioma em Mato Grosso. Todo este cenário também
contribui para o aumento das temperaturas.
Devido ao forte calor, a reitoria da Universidade de Cuiabá comunicou a suspensão das aulas para disciplinas com mais de 60 alunos, nos dias 16 e 17 de novembro, devido ao alerta de ondas de calor emitido pelo Inmet.
(Folha Max)