Num momento em que a reestruturação de Diamantino é tema de debate constante, o nome do ex-prefeito Francisco Ferreira Mendes – o Chico Mendes – desponta como dos poucos com capacidade para liderar o projeto de retomada. A tese é sustentada pela ex-prefeito Juviano Lincoln (PSD), ao defender um amplo plano de desenvolvimento para o município.
“Diamantino necessita retomar o ambiente saudável para negócios; ambiente de crescimento. Diamantino precisa voltar a ser pólo regional, como outrora foi”, argumentou Lincoln, para a reportagem do Cuiabano News – veja vídeo.
Para Juviano Lincoln, na atualidade, quem possui condições de comandar o processo de renovação de Diamantino é justamente Chico Mendes. “Sim, o nome que pode fazer isso é Chico Mendes, para prefeito de Diamantino”, decretou ele.
Lincoln recordou que, desde 2006, nascem 900 crianças por ano, em Diamantino. Caso pelo menos 800 permanecessem no município, a cidade teria mais de 30 mil habitantes, hoje em dia. Contudo, o Censo Demográfico de 2020 mostrou menos de 22,5 mil moradores.
O principal desafio de Chico Mendes, na análise de Juviano Lincoln, será a geração de emprego e renda, no município, ao lado de melhorias na saúde e educação.
Até a década de 1990, Diamantino era o principal pólo sócio-político e econômico do médio norte de Mato Grosso. Com o tempo, foi perdendo a sua pujança e reduzindo a sua importância política e econômica, hoje exercida por municípios ao longo da BR-163, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, entre outros.