Apenas que quem é cadeirante sabe a importância da rampa de acesso, seja em calçadas e logradouros públicos, para se locomover. E, para reconhecer a relevância do piso tátil, somente os que possuem deficiência visual.

E a bandeira de melhoria da acessibilidade e inclusão social foi empunhada pelo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), durante reunião para discutir o tema, com entidades da sociedade civil.

“Estamos avançando, sim. Mas aqui é um prédio antigo e sempre existem melhorias a serem feitas”, pontuou ele, ao citar o Palácio Pascoal Moreira Cabral, construído há mais de seis décadas.

Leia Também:

– Presidente Chico 2000 recebe visita do deputado Richard Ribera, da Bolívia

– Chico 2000 e Rodrigo Arruda e Sá são recepcionados pelo Presidente do TCE-MT

– Chico 2000 confirma a líderes comunitários retorno de sessões itinerantes da Câmara de Cuiabá

– Certeza de credibilidade e respeito marcam lançamento da Revista Atos e Fatos; veja vídeo

– Mais de 1.500 pessoas competiram na Corrida do Legislativo; veja os ganhadores

A pedido da Presidência, a reunião foi articulada pelo secretário de Ação Institucional do Poder Legislativo, Charles Dias, com a participação do sócio-fundador da Associação Mato-Grossense de Deficientes (Amde), ex-vereador Mário Lúcio; advogado e líder social Marcione Mendes de Pinho; Francisca Batista de Souza, diretora da Amde; e José Carlos Soares Pechincha, e Odenilton Júnior Santos, da Comissão de Acessibilidade da Câmara Municipal; e o jornalista Ronaldo Pacheco, diretor da União Cuiabana de Associações de Moradores (Ucamb).

Em fevereiro de 2021, Chico 2000 já havia cobrado da Mesa Diretora anterior o cumprimento da Lei 10.098/00, para assegurar acessibilidade no prédio da instituição.

“Vagas no estacionamento próximas ao cesso de circulação de pedestres, eliminações e supressões de barreiras arquitetônicas e banheiros acessíveis”, cobrou ele, em ofício enviado ao então presidente, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), atual deputado estadual. Algumas melhorias foram executadas, como estacionamentos, na rua Barão de Melgaço (Praça Moreira Cabral). E outras estão por vir.

Chico 2000 anunciou que uma das prioridades, no mandato da atual Mesa Diretora, é justamente a acessibilidade. Ele revelou que, em breve, começam as obras para instalação do elevador panorâmico, para permitir   o acesso de pessoas portadoras de deficiência às galerias do Plenário Vereador Paulo Borges, no Palácio Pascoal Moreira Cabral.

Quatro décadas

Mário Lúcio e Francisca Bastista convidaram a Câmara de Cuiabá a contribuir e participar da organização dos festejos de 40 anos da Amde. A Associação foi fundada em 12de junho de 1983 e, neste ano, completa a sua quarta década de funcionamento ininterrupto.

Para marcar a data, além da festa a ser recebida na sede social da entidade, no CPA-II, também vai ser realizada uma audiência pública, promovida pela Câmara. Chico 2000 assumiu o compromisso de viabilizar o apoio que estiver dentro da lei e de convocar a audiência pública.

Com o êxito da reunião, o secretário Charles Dias já começou o seu trabalho marcando pontos importantes na item competência. E, também, fazendo valer a confiança que lhe é depositada pelo presidente Chico 2000, para o exercício da função.
(NATHAN SCOLARI, sob supervisão de  Coelho da Costa)