Mesmo desfalcado de 11 jogadores e sem apresentar um futebol ofensivo, o Cuiabá não poderia ter tido uma estreia melhor nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta terça-feira (27), em pleno estádio Nilton Santos, o Dourado derrotou o Alvinegro por 1 a 0, com gol anotado por Matheus Barbosa aos 9 minutos do segundo tempo. O time mato-grossense atuou com 11 desfalques, incluindo os sete que não poderiam jogar pelo regulamento da Copa do Brasil (por ter atuado em outras equipes, anteriormente) e quatro contundidos.
Com o resultado, o time cuiabano leva a vantagem do empate no jogo de volta marcado para a próxima terça-feira, na Arena Pantanal. No duelo, o Cuiabá optou pelo jogo fechado em uma partida com tempos distintos, onde o primeiro tempo foi equilibrado e o segundo tempo, após o gol, totalmente dominado pelo Botafogo. Virou jogo de ataque contra defesa, mas o Dourado soube suportar a pressão e comemorou muito uma vitória histórica.
Primeiro tempo
O Botafogo fazia a bola girar bastante e tentava mais pelas pontas, deixando Rhuan e Bruno Nazário bem abertos na tentativa de abrir espaços na defesa do Cuiabá que estava fechada. Do outro lado, o Dourado se postava fechado em sua defesa, optando por jogadas de contra-ataque.
O Botafogo tomou a iniciativa aos 12 minutos com um chute forte de Kevin, de fora da área. A bola passou à direita do gol do Cuiabá. A resposta do Dourado veio 2 minutos depois com Matheus Barbosa que arriscou de longe. Cavalieri foi no canto e fez boa defesa.
O Botafogo jogava bem e se mostrava paciente na troca de passes e apertando a marcação. Até os 20 minutos, já eram 6 finalizações do Alvinegro contra uma do Cuiabá. Então, o Dourado despertou.
Aos 25 minutos, o Cuiabá teve uma boa chance. Lucas Ramon cruza para Willians Santana, que serve Elvis na entrada da área. O meia solta uma bomba, que passa à esquerda do gol de Cavalieri. Aos 31 minutos, Willians Santana toca para Maxwell na esquerda e o camisa 11 chuta forte. A bola passa perto da trave de Cavalieri.
Aos 37 minutos em um dos melhores lances do jogo, quase o Botafogo abre o placar. Cruzamento na área do Cuiabá, Honda cabeceia para Caio Alexandre, que emenda de bicicleta. A bola bate em Anderson Conceição e sai para escanteio.
Segundo tempo
A segunda parte do confronto seguia fria até os 9 minutos, quando Matheus Barbosa aproveitou uma falha de Honda e arriscou de fora da área. A bola atingiu o canto baixo direito de Cavalieri. Foi o único chute do Dourado no segundo tempo e lance ‘cirúrgico’ para fazer valer o resultado que viria.
Após sofrer o gol, o Botafogo se lançou ao ataque exercendo uma pressão insuportável a partir dos 25 minutos, quando criou boas situações para marcar, mas foi infeliz nas conclusões. Melhor para o Cuiabá que fez ótima marcação a partir do meio de campo e soube administrar a vantagem.
O Botafogo teve boas chances de empatar aos 14 minutos com Honda chutando rasteiro, aos 21, com Babi, que chutou por cima do gol, aos 27 em cobrança de escanteio, quando Bruno Nazário desviou por cima do travessão e aos 35, quando perdeu um gol incrível: após bola cruzada para a área, Pedro Raul cabeceou firme e obrigou João Carlos a fazer uma grande defesa à queima roupa. No rebote, o ataque do Alvinegro chutou para fora. No final do jogo, o time carioca foi com tudo para cima, mas o goleiro João Carlos estava inspirado e evitou as bolas altas que chegariam aos atacantes cariocas. E o jogo ficou nisso: Cuiabá 1 a 0.
Veja os melhores momentos
Próximos jogos
O Cuiabá volta a enfrentar o Botafogo em jogo de volta marcado para o dia 3 de novembro (terça-feira) às 18 horas (horário de MT), na Arena Pantanal. Dessa partida sairá o classificado deste ‘mata-mata’ para as quartas de final da Copa do Brasil. O time carioca precisa vencer por dois gols de diferença para avançar na competição. Uma vitória pela diferença mínima leva a disputa para os pênaltis.
Antes do jogo de volta contra o Bota, o Dourado volta a campo pela Série B em jogo agendado para o próximo sábado, 31, na Arena Pantanal, às 21 horas (horário de MT). O adversário será o CRB e a partida vale pela 19ª e última rodada do primeiro turno da competição.