Em meu último artigo, consegui provocar não somente uma reflexão, mas também uma discussão acerca do amadorismo na hora de gerir o negócio e a tamanha importância do trabalho real de gestão dos recursos humanos, principalmente para retenção de talentos e assertividade na contratação do profissional certo no lugar certo.
Dando continuidade a essa temática e grato por este campo de reflexão e conhecimento, recentemente, fiz a leitura do artigo “Felicidade Gera Lucro”, no qual a autora, Cynthia Lemos, nos relembra que: “Empresas são constituídas por pessoas, pessoas são seres emocionais, e os vínculos quando conduzidos com sabedoria por uma cultura organizacional saudável, serão o grande segredo de um time engajado, comprometido, produtivo e com saúde emocional.”
Dessa forma, ter um bom ambiente de trabalho é também um facilitador de sucesso, entretanto, para ser mais especifico e como um ponto de alerta, um clima organizacional positivo, por si, não representa fonte de lucro. Para se ter um negócio lucrativo, além da liderança humanizada, é necessário preencher outras lacunas, tais como: mercado promissor, ganho de competitividade, redução de custos, aumento da produtividade, comunicação interna efetiva, confiança e transparência, reconhecimento e por ai vai…
LEIA TAMBÉM:
– O profissional certo no lugar errado
– A sorte persegue quem aproveita as oportunidades
– O vitimismo do empresário
– Quem é você na sua profissão?
-Esteja no comando – não seja vítima do seu emocional
-Cliente: o seu consultor mais barato!
-O empresário, sua equipe e o eletricista
-Desafios: todo profissional precisa
-Eu não sou feliz com meu trabalho, e agora?
-Sua equipe não serve para nada?
-Liderar é aprender a cada dia
-Nosso trabalho, nossa missão!
– Seleção como estratégia para o seu negócio!
– Treinamento online dá dicas de como alcançar a recolocação profissional
– Compliance, a era da ética organizacional!
Para que isso aconteça na sua empresa, é preciso entender como desenvolver uma estratégia específica e eficiente levando em consideração os objetivos e necessidades do seu negócio. É preciso, em primeira mão, fazer semelhante a uma consulta médica, na qual periodicamente vamos e realizamos os exames de rotinas, check-up. E isso não é novidade nenhuma no meio coorporativo, porém se faz necessário relembrar sempre e frisar que, a ferramenta mais importante e essencial neste check-up, é a análise do contexto organizacional.
Esta análise acontece pela escuta qualificada de seus colaboradores, na qual todas as partes devem ser ouvidas, avaliadas, entendidas e informações de valor sejam colhidas. É essencial, para que através de suas percepções e sabedorias, decisões sejam tomadas e caminhos estratégicos sejam seguidos. Esta escuta gera lucro, gera impacto nos indicadores de resultados e consequentemente influência nos resultados do negócio no mercado.
Para que haja coerência em suas estratégias e em suas ações, para que a diretoria, gestão de pessoas e seus líderes estejam alinhadas às diretrizes organizacionais e ter congruência, esta análise deve ser feita de forma constante e periódica, preferencialmente por empresas especializadas, não só pela neutralidade, mas para que os seus colaboradores se sintam à vontade para participar, contribuir de forma sincera e assim os resultados sejam de fato genuínos, por isso, pense grande e desenvolva melhor ainda.
*DANILO DE LIMA NEVES é Psicólogo Empresarial e Sócio Diretor na Grandy Psicologia Empresarial. Empresa Especialista em Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, assim como no Desenvolvimento de Líderes e Empresas com a missão de: Expandir a Consciência e Gerar Ações Transformadoras – para pessoas e empresas que desejam evoluir em seus projetos e objetivos.
CONTATO: danilo@grandyrh.com.br
SITE: http://grandy.com.br/
*Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do portal de notícias www.cuiabanonews.com.br