A Chapecoense venceu a segunda consecutiva na Série B do Brasileiro. Mesmo jogando no Mineirão, bateu o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Anselmo Ramon, tirando os 100% da Raposa, que havia vencido os três primeiros jogos na competição. Com o resultado, os catarinenses pegaram o elevador na tabela e assumiram a quarta colocação, com sete pontos. A Raposa, por sua vez, estacionou nos três e caiu para 11º.
Primeiro tempo
O Cruzeiro começou com a proposta de manter a posse, enquanto a Chape esperava para marcar em seu campo. Aos seis minutos, Ariel levou perigo de fora de área. Mas foram os visitantes que abriram o placar, com uma finalização também de fora da área, de Anselmo Ramon, que contou com desvio em Cacá para estufar as redes. Atrás no marcador, a Raposa manteve a posse, mas sem conseguir penetrar tanto na defesa adversária. A Chape assustou com Paulinho Moccelin, e o Cruzeiro respondeu com Marcelo Moreno, de bicicleta, já no final.
Segundo tempo
O Cruzeiro seguiu com mais posse na segunda etapa. Com o resultado nas mãos, a Chapecoense continuou priorizando a marcação. A Raposa forçou o jogo pelo lado direito, com Welinton, mas chegava com pouca gente à área. A primeira chance de perigo foi dos visitantes, aos 15 minutos, com Anselmo Ramon, que parou em Fábio. O primeiro trabalho de João Ricardo foi com Moreno, aos 22. Cáceres também levou perigo em uma cabeçada. Em contra-ataque, Rone perdeu boa chance de matar o jogo. Sem criação, o Cruzeiro abusou das jogadas aéreas, mas sem sucesso. Vitória da Chape no Mineirão.
A lei que não falha
No futebol brasileiro, uma coisa é quase certa. Se o jogador atuar contra o ex-time, a chance de marcar um gol aumenta. É a chama “lei do ex”. Anselmo Ramon a fez valer. O atacante é querido pela torcida do Cruzeiro, onde jogou entre 2009 e 2013 (com empréstimos em 2010). Disputou 88 jogos e marcou 26 gols com a camisa celeste. Após balançar as redes nesta quinta-feira, não comemorou em respeito ao Cruzeiro.
A volta de um líder
A noite marcou a reestreia de Henrique pelo Cruzeiro. Após empréstimo para o Fluminense no primeiro semestre, retornou ao clube em junho, mas só teve a primeira oportunidade agora por conta de um acidente automobilístico sofrido no fim daquele mesmo mês. Foi o jogo de número 517 com a camisa estrelada.
Cara nova no ataque
Ex-jogador da Chapecoense, Arthur Caíke estreou pelo Cruzeiro contra os catarinenses. Entrou aos 20 minutos, no lugar de Maurício, jogando pela esquerda. A única finalização foi em falta por aquele lado.
Agenda
O Cruzeiro volta a campo no domingo, às 18h, contra o Confiança, em Aracaju. A Chapecoense recebe o Guarani, na segunda-feira, às 20h. Ambos os duelos são pela 5ª rodada da Série B.
Vitória difícil
Ao final do jogo, Alan Ruschel avaliou a vitória: “A gente tem que dar parabéns pela entrega. Um jogo difícil, jogar contra o Cruzeiro fora de casa. Fico feliz em exercer essa função. No vestiário tentar puxar, momento difícil que clube vive. Manter os pés no chão. A gente sabe o intuito do clube. Não vendemos ilusão ao torcedor, o objetivo é o clube se reestruturar financeiramente”.
Confira resultados da quarta rodada e classificação atualizada da Série B
(Globo Esporte)