Prefeitura de Chapada Dos Guimarães anunciou nesta quinta-feira (2) que as festividades natalinas e de Réveillon serão mantidas e que a programação dos festejos será lançada nos próximos dias. Manteve o uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos e fechados e em espaço públicos.

Durante uma coletiva, o prefeito Osmar Froner disse que o municípío seguirá, por meio de decretos, os protocolos sanitários vigentes durante esse período e seguirá monitorando a orientação dos órgãos sanitários e, havendo mudança de cenário, tomará medidas necessárias para resguardar a vida.

“O nosso município de Chapada dos Guimarães segue com um bom desempenho na vacinação contra a covid-19, com a logística de enfrentamento montada pela prefeitura municipal por toda equipe e os esforços dos profissionais e a participação e colaboração da população, alcançamos um resultado com aproximadamente 90% da população vacinável imunizada”, trouxe trecho da carta.

Segundo ele, a própria redução de casos, internações e mortes refletem a segurança oferecida pela imunização alcançada no município.

“Vale informar que a Secretaria de Estado de Saúde (SES), responsável pelas orientações sobre covid-19, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde o início da pandemia e recentemente pela variante ômicron, tem orientado as medidas para resguardar de todos nós brasileiros, como sempre com muita preocupação com a letalidade de cada nova ocorrência e, neste último caso, informa que não é uma variante de desespero para o ‘medo ou achismo’, o imaginável, porque o Sistema Nacional de Saúde e toda rede é capaz de dar uma resposta às ocorrências de variações do coronavírus”, disse o gestor.

O prefeito afirmou ainda que não recebeu nenhuma orientação de órgãos federais ou estaduais sobre medidas para se chegar ao ‘lockdown’. Para ele, cabe ao gestor local a análise para manter a rotina da população e que o gestor não pode administrar com ‘medo e achismo’.

“Neste sentido, por meio do Decreto Municipal nº111/2021, que será publicado nesta sexta-feira (3), iremos manter o uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos e fechados e em espaço públicos ou privados, mas descartando medidas que caracterizam lockdown na cidade”, finalizou Foner.