O Cuiabá, representante de Mato Grosso na Série B do Campeonato Brasileiro, tem 26% de possibilidades de subir para a elite do futebol nacional, de acordo com projeções do site ‘Chance de Gol’, que mede as estatísticas dos desempenhos dos clubes. Ainda segundo o site, o Cuiabá tem quase 0% de chances de ser rebaixado.

Na prática, bastam duas vitórias – nas últimas 14 rodadas – para o Dourado, que hoje soma 40 pontos, garantir sua permanência na segundona, já que com 46 pontos a possibilidade de ser rebaixado é praticamente nula. Os números das projeções são variáveis e sujeitos a mudanças. Há seis rodadas, quando chegou a abrir quatro pontos de diferença do vice-líder, as chances do Cuiabá eram de 86%. Hoje o Cuiabá está na quinta colocação, a 7 pontos do líder e a 3 pontos do sexto colocado.

Conforme o ‘Chance de Gol’, as possibilidades do Cuiabá ser campeão da Série B são de 0,7%, quase o mesmo número do Cruzeiro que está na divisa com a zona do rebaixamento.

O Dourado volta a campo nesta terça-feira para enfrentar a líder Chapecoense fora de casa, às 18 horas (horário de MT), na Arena Condá e, no caso de uma vitória, volta ao G-4 da competição e reduz sua distância para o líder e amplia suas chances nas projeções.

Descenso

Marcelo Moreno Cruzeiro x Náutico — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

Com apenas uma vitória nos últimos 15 jogos, o Náutico se vê em uma situação delicada na Série B do Brasileiro e chega a 86% de probabilidade de ser rebaixado ao fim da competição, segundo o site Chance de Gol, que avalia possibilidades matemáticas do certame.

O Timbu soma 21 pontos e abre a zona de rebaixamento da Segundona. Está a sete de distância do Cruzeiro, primeiro clube fora do Z-4. O time celeste, por sua vez, agora respira em relação ao fantasma da queda e tem, atualmente, 0,2% de chance de ir à Série C.

Além de Náutico e Cruzeiro, outros 12 times também carregam chances de caírem de divisão após 24 rodadas disputadas. As situações mais delicadas são as do Oeste e Botafogo, ambos de São Paulo. Veja a lista:

Chance de rebaixamento

  1. Oeste – quase 100%
  2. Botafogo-SP – 96,5%
  3. Figueirense – 94%
  4. Náutico – 86,1%
  5. Paraná – 13,8%
  6. Vitória – 5,2%
  7. Operário-PR – 2%
  8. CRB – 1,1%
  9. Brasil-RS – 0,7%
  10. Cruzeiro – 0,2%
  11. Avaí – 0,2%
  12. Confiança – 0,1%
  13. Ponte Preta – 0,07%
  14. Confiança – 0,05%

Confira a tabela de possibilidades e classificação da Série B

Números do site Chance de Gol (Com informações do Globo Esporte)