Cerca de 20 crianças vão receber o benefício para órfãos de feminicídio em Cuiabá. O auxílio pode ajudar a pagar os custos com despesas médicas, psicológicas e até na alimentação. O valor da parcela mensal pago pela prefeitura da capital é de R$ 606.

Em Mato Grosso, só nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 20 feminicídios. No ano passado, foram 45 mulheres assassinadas. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT).

O feminicídio acontece quando uma mulher é morta pela condição de gênero.

De acordo com a psicóloga Thayssa Ferraz, a maioria das crianças atendidas presenciaram os crimes.

“A maioria dessas crianças que a gente tem atendido, presenciaram os crimes. A questão financeira é prioritária como uma dificuldade para essa famílias porque a grande maioria vive em situação de vulnerabilidade e também não é apenas uma criança. Nós temos casos de quatro crianças, onde a mãe tinha três filhos e hoje a responsável legal ficou com uma grande família”, contou.

O benefício ofertado pela Prefeitura de Cuiabá para as crianças começou a ser pago neste mês. Na primeira parcela, oito filhos de vítimas com idades entre 4 e 17 anos já receberam o auxílio.

Segundo a secretária Municipal da Mulher, professora Cely Almeida , neste primeiro momento o benefício será pago por família e não por criança. O dinheiro será depositado em uma conta bancária particular da pessoa responsável legalmente pelos filhos das vítimas.

“A criança precisa ter menos do que 18 anos, estar frequentando a escola, ser cadastrada no CadÚnico e a família precisa ter uma renda de até R$ 3.500”, explicou.

Em Cuiabá há atendimento 24 horas para mulheres vítimas de violência doméstica. O espaço de acolhimento da mulher fica dentro do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). O espaço conta com psicólogas, assistentes sociais, psiquiatra e assessoria jurídica.