Dois centros espiritas localizados na cidade de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) foram alvos de vândalos no último final de semana. Os criminosos invadiram os locais na madrugada do último sábado (07), furtaram alimentos e aparelhos eletrônicos e ainda depredaram as casas. A Polícia Judiciária Civil está apurando o fato.

Segundo a Polícia Militar, o fato não foi registrado junto à instituição. No entanto, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) teve conhecimento dos fatos e emitiu uma nota de repúdio.

Conforme o conselho, os terreiros de umbanda ‘Pai Jobim da Guiné’ e ‘Vovó Maria Conga’, localizados dentro da Associação Araxá, foram vítimas de roubos de bebidas, carnes, outros tipos de alimentos e utensílios domésticos. Além de depredação e vandalismo.

“O Compir condena e repudia todo e qualquer ato de violência, depredação e vandalismo em qualquer local e circubstâncias e o desrespeito à diversidade religiosa, visto que já é a quarta vez que o terreiro foi invadido”, diz a nota do conselho.

A nota pede ainda que o assédio e a violação dos espaços de culto religioso sejam cessados imediatamente e que as autoridades competentes tomem as devidas providências para garantir a liberdade e integridade física dos devotos da religião.

Já a Polícia Judiciária Civil (PJC) informou que já tem conhecimento do fato e que foi aberto um inquérito para apurar os crimes cometidos contra a organização religiosa.