Pelo menos uma dúzia de cérebros privilegiados do PT e parlamentares do Centrão, inclusive de Mato Grosso, compõem uma autêntica força-tarefa ligada a setores do agronegócio para mostrar “a outra face” do ministro Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária (Mapa). A expectativa da cúpula é de que Fávaro ceda a cadeira que ocupa atualmente, na Esplanada dos Ministérios, para alguém do PT ou talvez do Centrão, sendo que o maior interessado é do MDB.
Há informações de que assessores petistas fazem buscas sobre os negócios de Fávaro, familiares e sócios, em instituições, como Ministério Público de Mato Grosso, Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Junta Comercial (Jucemat), Tribunal de Justiça (TJMT), cartórios, Tribunal Regional do Trabalho (TRT 23ª Região) e Justiça Federal, entre outros.
“Recebemos informações de mais de uma fonte, de que a imagem de santo que ele tenta transmitir não confere com a realidade. Vamos mostrar isso em Brasília”, revelou uma fonte, com livre acesso entre os investigadores.
Carlos Fávaro se tornou persona non grata nas hostes petistas e do Centrão quando descobriram que era candidato a governador e deixou de atender pleitos de parlamentares do PT e MDB, para priorizar suas próprias bases eleitorais, especialmente na terra de Marechal Cândido Rondon – seu estado de origem.
Desde antes da posse, o ministro da Agricultura sabidamente é pré-candidato ao governo de Mato Grosso, em 2026.
Parcela considerável do principal campo político do Partido dos Trabalhadores – Construindo um Novo Brasil (CNB), do qual Lula faz parte, apóia que os negócios de Fávaro, no mundo empresarial, continuem sendo investigados a fundo.
Publicamente, Lula defende seu ministro da Agricultura, mas não manda o CNB parar a investigação sobre Fávaro. “O Fávaro tem sido uma dessas coisas boas que aconteceram num governo que não é um clube de amigos”, afirmou Lula, no Lançamento Plano Safra 2023-24.
Nem mesmo os elogios do presidente da República conseguem livrar Carlos Fávaro da ira do PT e do Centrão. Até porque os próprios amigos revelaram que, de santo, Fávaro não tem nada.
Carlos Fávaro não atendeu nem retornou as ligações da reportagem, para apresentar a sua versão dos fatos. O canal de comunicação continua aberto e, caso haja retorno, a reportagem será atualizada.