Cem meninos e meninas que disputaram a Taça das Favelas de Mato Grosso e se destacaram no campeonato participaram da peneira estadual no último domingo (19.11), no campo do Marajoara, em Várzea Grande. Foram pré-selecionados 51 atletas, das duas categorias masculina e feminina. É a partir desses nomes que sairão as seleções de Mato Grosso para disputar em São Paulo a etapa nacional do maior campeonato de futebol de campo entre favelas do mundo.

“Foram pré-selecionados 28 meninos e 23 meninas que se destacaram na competição e participaram da peneira estadual no domingo. Destes nomes, vamos definir ainda os 16 atletas de cada seleção estadual a ser formada, uma no feminino e outra no masculino”, explicou o coordenador esportivo da Taça das Favelas de Mato Grosso, Giovani César Gabriel, lembrando que os treinos com os pré-selecionados iniciam nesta terça-feira (21.11).

A peneirada contou com a presença de técnicos das favelas que jogaram a etapa estadual da Taça das Favelas de Mato Grosso. Os jogos na fase nacional serão disputados de 07 a 17 de dezembro, em São Paulo (SP).

Realização– A Taça das Favelas é uma realização da Cufa-MT, Secretaria de Estado de Cultura e Lazer (Secel/MT) e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas e conta com apoio da Tubarão Sports, Água Mineral Lebrinha, Lide Mato Grosso, Prefeitura de Várzea Grande, Vórtion Comunicações. O evento tem a parceria com Assembleia Social, o Teatro Zulmira Canavarros, BS Comunicação, Em Cena Escola de Artes, 9 Atos, Esporte MT, além da promoção da TV Centro América.

A Cufa é uma organização brasileira reconhecida internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente a sua vontade de viver.

ELIAS NETO E SANDRA COSTA OLIVEIRA| Assessoria CUFA-MT