Com dois gols (um em cada tempo) do atacante colombiano Stiven Mendoza, o Ceará derrotou o América-MG por 2 a 0, nesta quarta-feira (8), em jogo válido pela décima rodada do Brasileirão, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Com o resultado, o Vozão se recuperou no Brasileirão e deixou o Z4 da competição, agora com 13 pontos.  De quebra, encerrou um tabu e venceu o América após nove jogos (o último tinha sido em 2015, pela Copa do Brasil). Já o Coelho está com 14 e deve deixar o G6 no complemento da rodada.

Como foi o jogo? 

O América-MG começou com muito mais posse de bola, mas errando demais na troca de passes, especialmente perto da área, o que dificultava o time a ter boas oportunidades. Já o Ceará buscava a hora certa para encaixar um contra-ataque correto.

E foi o que aconteceu: aos 21, Rodrigo Lindoso deu um lindo cruzamento para Mendoza, que dominou, carregou e chutou na saída de Jailson, sem chances para o goleiro.  O lance foi para o VAR, que viu falta do atacante no lateral Patric, mas o juiz manteve o gol.

O segundo tempo começou com Wellington Paulista no lugar de Aloisio. No entanto, a postura dos times não mudou e o Vozão ampliou, novamente com Mendoza, aos 9. Ele recebeu em liberdade e não desperdiçou. Mancini fez mais duas mexidas (entraram Gustavinho e Cáceres nos lugares de Felipe Azevedo e Patric). Aos 18, Mendoza fez outra grande jogada e cruzou para Vina, que não alcançou.

Daí em diante, o cenário estava mais do que definido: Mancini empilhou atacantes, enquanto Dorival Júnior e os jogadores do Ceará tentaram cozinhar o jogo. Tanto que, ao ser substituído, o volante Rodrigo Lindoso demorou tanto para sair de campo que até recebeu um cartão amarelo.

Próximos compromissos

O América agora se prepara para encarar o São Paulo, no Morumbi, no próximo domingo (12), às 16h. O Vozão faraá mais uma partida fora de casa, mas contra o Goiás, em confronto direto contra o Z4, também no mesmo dia e horário, no Estádio da Serrinha.

AMÉRICA-MG X CEARÁ
10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 08/06/2022, às 19h
Local: Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
América-MG: Jailson; Patric (Cáceres, aos 15’/2°T) , Conti, Eder e Marlon; Lucas Kal (Rodriguinho, aos 25’/2°T) , Juninho e Alê (Henrique Almeida, aos 30’/2°T) ; Felipe Azevedo (Gustavinho, aos 15’/2°T), Everaldo e Aloisio (Wellington Paulista, intervalo). Técnico: Vagner Mancini
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba (Iury Castilho, 35’/2°T), Messias, Gabriel Lacerda e Victor Luís;  Richard Coelho, Lindoso (Fernando Sobral, aos 20’/2°T), Richardson e Vina (Michel, aos 35’/2°T) ; Mendoza e Matheus Peixoto (Cléber, aos 20’/2°T). Técnico: Dorival Júnior
Gols: Mendoza, aos 21’/1°T (0-1) e aos 7’/2°T  (0-2)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP).
Cartões amarelos: Juninho, Henrique Almeida e Felipe Azevedo (AME); Nino Paraíba e Rodrigo Lindoso (CEA)

(Jogada 10)