O Ceará segue 100% na Sul-Americana. Nesta terça-feira (3/5), pela quarta rodada do Grupo G, derrotou o La Guaira, da Venezuela, no Castelão (com mais de 20 mil torcedores), por 3 a 0 e se mantém na liderança. O gols vieram com Mendoza, Vina e Erik, no segundo tempo. O jogo foi marcado por um ato da torcida contra o racismo que os jogadores e torcedores receberam nos jogos fora de casa pela Libertadores e Sul-Americana: “Por um mundo melhor, sem racismo, sem preconceito” dizia a faixa.
O Ceará tem 12 pontos em quatro jogos, seguido do Independiente-ARG, que fez 2 a 0 no General Caballero-PAR e tem nove pontos. La Guaira e General Caballero, ambos com um ponto, completam o grupo.
O Jogo
Dorival apostou no mistão no primeiro tempo. E o time mostrou muito pouca coisa. Futebol lento, modorrento e dependendo dos poucos lampejos de Lima, que não encontrava em Cleber e Mendoza companheiros inspirados. Não por acaso o La Guaira conseguiu fechar os espaços e levar o empate em 0 a 0 para o intervalo.
O Ceará voltou com dois titulares na etapa final: Erik e Vina. E o time mudou da água para o vinho. Antes dos cinco minutos já tinha perdido gol com Mendoza (incrível como perdeu) e Vina. A pressão seguiu incessante e, aos 13, veio o gol. Erik fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Mendoza marcar. Aos 20, Vina aproveitou um erro de posicionamento da zaga após cruzamento e ampliou para 2 a 0. A porteira estava aberta e, aos 30, Erik invadiu na área para ampliar.
CEARÁ 3 X 0 LA GUAIRA
4ª rodada do Grupo G da Sul-Americana
Data: 3/5/2022
Local: Castelão, Fortaleza (CE)
Público pagante: 20.415
Público presente: 20.347
Renda: R$ 133.876,00
CEARÁ: Richard; Nino Paraíba, Messias (Marcos Victor, aos 22′ do 1ºT), Gabriel Lacerda e Kelvyn (Erik, no Intervalo); Victor Luís, Richard (Lindoso, aos 18′ do 2ºT), Wescley (Geovane, aos 18′ do 2ºT) e Lima; Cleber (Vina, no Intervalo) e Mendoza. Técnico: Dorival Júnior
LA GUAIRA: Flores, Kendys, Francisco La Mantia, Jiovany Ramos e Jon Aramburu (Arias, aos 38′ do 2ºT); Lamadrid (Marin, aos 38′ do 2ºT), Cumana, Garcia e Santiago Herrera (Unrein, aos 9′ do 2ºT); Paz (Garcia, aos 9′ do 2ºT) e Bolívar (Mosquera, 34′ do 2ºT). Técnico: Daniel Farías
Gols: Mendoza, aos 13′ do 2ºT (1-0); Vina, aos 20′ do 2ºT (2-0). Erik, aos 30′ do 2ºT (3-0)
Árbitro: Christian Ferreyra (URU)
Assistentes: Nicolas Taran e Carlos Barreiro (URU)
Cartões amarelos: Aramburu (GUA) (Jogada 10)