Ceará e Santos ficaram no empate por 0 a 0 na noite deste sábado, na Arena Castelão, num jogo morno, com poucas chances e que manteve os dois times perto da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro – o jogo foi válido pela 21ª rodada. A melhor chance de mudar a história esteve nos pés de Marinho, mas o atacante do Santos escorregou e errou um pênalti ainda no primeiro tempo. Não houve, porém, mais lances perigosos além desse. Os técnicos Tiago Nunes, de um lado, e Fábio Carille, do outro, ainda buscam a primeira vitória no comando de suas novas equipes. O Ceará chega a seis jogos sem ganhar na temporada, e o Santos vai a nove.

Primeiro tempo

O jogo foi fraco tecnicamente e com poucas chances de gol. Do lado do Ceará, Vina praticamente não apareceu – apenas em um cruzamento de Kelvyn que ele finalizou e viu a zaga desviar. O Peixe, por outro lado, teve posse de bola, rodou bastante, mas não conseguiu infiltrar na defesa do Ceará. Na melhor chance, Jean Mota chutou de longe, a bola desviou em Messias, e o árbitro Anderson Daronco marcou pênalti após consulta ao VAR – ele concluiu que o desvio foi com o braço. Na cobrança, porém, Marinho escorregou e isolou a bola, mantendo o placar zerado.

Segundo tempo

O ritmo foi o mesmo da primeira etapa, com pouca qualidade dos dois lados e quase nenhuma chance de gol – o Peixe chegou graças a Marinho, que encontrou Felipe Jonatan livre para finalizar, mas chutar para fora. Do outro lado, Vina também tentou de longe, mas sem trabalho para João Paulo. Fábio Carille tentou mandar o time ao ataque quando substituiu o lateral-direito Pará pelo garoto Ângelo, um atacante. Este, porém, quase não pegou na bola, isolado pelo lado esquerdo santista. No Ceará, Marlon e Lima entraram e aumentaram o volume de jogo – de cabeça, Luiz Otávio quase fez o gol da vitória. Depois, Gabriel Dias exigiu grande defesa de João Paulo. E no fim, Marinho cobrou falta com perigo, mas à esquerda do gol de Richard.

Ceará, Santos, Série A

Ceará, Santos, Série A (Foto: Kid Júnior / SVM

O lance capital

Marinho correu decidido, mas escorregou no último passo e isolou uma cobrança de pênalti a favor do Santos – no primeiro turno, o atacante havia perdido outra penalidade contra o Ceará. A infração foi marcada pelo árbitro Anderson Daronco com ajuda do VAR, que identificou desvio no braço de Messias após chute de Jean Mota. Na Central do Apito, o comentarista Paulo César de Oliveira concordou com a marcação.

 

Como fica?

O empate leva o Ceará aos 25 pontos, enquanto o Santos sobe para 24. O América-MG, que abre a zona de rebaixamento, tem 21 e joga neste domingo.

Próximos jogos

Os dois times voltam a campo no próximo fim de semana, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Ceará recebe a Chapecoense no sábado, na Arena Castelão, às 17h (de Brasília), enquanto o Santos recebe o Juventude no domingo, às 16h, na Vila Belmiro. (Globo Esporte)