O Ceará venceu o Palmeiras na tarde deste domingo, na Arena Castelão, em Fortaleza, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lima e Vina fizeram os gols do Vozão, e Gabriel Veron descontou para o Verdão, que entrou em campo com maioria de reservas. No primeiro tempo, os donos da casa foram mais eficazes e abriram dois gols de vantagem. Ainda na etapa inicial, o Palmeiras diminuiu, assim como perdeu outras chances claras de empatar. No segundo tempo, o time visitante teve mais controle do jogo, mas não conseguiu transformar isso em gol. O Palmeiras, inclusive, perdeu a chance de avançar na briga pelas primeiras posições, enquanto o Ceará conquista a segunda vitória seguida e sonha mais alto.
Como fica?
Com a vitória, o Ceará foi a 45 pontos e pode até começar a sonhar em beliscar uma vaga no G-6. A diferença para o Palmeiras, sexto, é de seis pontos.
Primeiro tempo
Um chute colocado de Lucas Lima, após passe de Gustavo Scarpa, levou muito perigo ao gol do Ceará logo aos quatro minutos de jogo. Mas o Palmeiras foi surpreendido pelos donos da casa pouco depois, aos nove, quando Scarpa dominou mal a bola perto da grande área, escorregou e deu presente para Lima, que avançou e abriu o placar. O Palmeiras teve uma chance incrível de empatar aos 12, mas Gabriel Veron, na pequena área, chutou por cima do gol após o rebote de chute de Breno Lopes.
O Verdão até fez uma pressão em busca do empate e criou boas chances, mas o Ceará, de novo, foi mais eficaz. Aos 28, em cobrança de pênalti sofrido por Léo Chú de Patrick de Paula, Vina fez o segundo dos donos da casa. Aos 33, após bela assistência de Lucas Lima, o Palmeiras diminuiu com gol de Gabriel Veron. Depois disso, o jogo ficou mais truncado, com muitas reclamações e poucas chances.
Segundo tempo
Na etapa final, o Palmeiras partiu para cima em busca do empate. E quase conseguiu aos cinco minutos, em chute forte de Gustavo Scarpa. Richard fez a defesa. Gabriel Silva, na sequência, também teve boa chance. Mas foi travado. Vina, pelo lado do Ceará, apareceu com perigo também. Mas o Verdão é que dominou as ações no segundo tempo. Tanto que, aos 34 minutos, até o zagueiro Gustavo Gómez apareceu com perigo e quase marcou. Só que o árbitro assinalou impedimento após a finalização. O Palmeiras tentou o empate até o último minuto, mas o Ceará se segurou.
O lateral-direito Eduardo, do Ceará, conseguiu ser expulso mesmo sem entrar em campo neste domingo. Por conta de dois cartões amarelos por reclamação, ele levou o vermelho e está fora da próxima partida do Vozão.
Próximos jogos
Na próxima terça-feira, às 20h, o Palmeiras faz o jogo adiado da primeira rodada contra o Vasco, no Allianz Parque. Depois, no dia 30, o Verdão tem a final da Libertadores contra o Santos, às 17h, no Maracanã. O Ceará, por sua vez, volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo, às 19h, contra o Athletico, no Castelão. (Globo Esporte)