O cadastro positivo, sistema que reúne informações de operações financeiras e obrigações de pagamento de pessoas físicas ou jurídicas, que possibilita a visualização de todo o comportamento e o histórico do pagador, começa a ser consultado a partir desta quarta-feira (15.01) pelo SPC Brasil. Nesta primeira fase, no entanto, apenas as informações bancárias dos consumidores serão liberadas. Isso significa que, a partir dessa data, instituições financeiras, comerciantes e demais empresas que trabalham com concessão de crédito poderão consultar o sistema do Cadastro Positivo para subsidiar a análise de seus clientes. O sistema foi criado oficialmente em 2011 e regulamentado apenas no ano passado.
O presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares, explica que os cadastros, que foram abertos automaticamente, já podem ser consultados pelos consumidores nas páginas ou praças de atendimento dos quatro birôs autorizados pelo Banco Central (BC) a atuar como gestores, entre eles o SPC Brasil. “Já estão com os dados registrados no sistema todos aqueles que receberam uma notificação por meio de carta, e-mail ou SMS”, disse ele acrescentando ainda que apesar de ser de suma importância a permanência no banco de dados do cadastro positivo, o consumidor tem toda autonomia em participar ou não, porém aquele que receber a notificação terá até trinta dias após a comunicação para se manifestar.
Essa “lista de bons pagadores” traz uma nota (ou “score”) do consumidor, que é calculada com base nas operações de crédito em geral, como empréstimos bancários, financiamentos imobiliários e cartão de crédito, além de pagamentos de serviços continuados, como luz, água e telefone.
“A expectativa é que com as melhores notas os consumidores vão ter acesso a melhores opções de juro e crédito e também prazos de pagamento mais longos, e ainda proporcionando mais confiança entre o lojista e consumidor, podendo contribuir para a diminuição de inadimplência e taxa de juros”, avaliou Soares.
Por enquanto, o mercado poderá consultar cinco tipos de informações sobre o consumidor:
· nota de crédito (score), utilizada pelas empresas para avaliar a capacidade de pagar o empréstimo;
· índice de pontualidade de pagamento (quantidade de contas quitadas, vencidas ou canceladas);
· índice de comportamento de gastos (principais gastos categorizados por tipo de crédito, como cartão, empréstimos, financiamentos, contas de consumo e outros);
· quantidade de consultas que o CPF do consumidor tem, categorizada por segmento de empresas;
· histórico consolidado de compromissos assumidos (que inclui valores e datas de pagamento de faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos, por exemplo), desde que tenha havido consentimento do consumidor.
Não podem ser acessados:
· quais bens o consumidor comprou;
· nome da instituição na qual ele tomou empréstimo;
· informações de saldo em conta corrente ou investimentos.
· Essas informações não serão enviadas nem mesmo aos gestores do banco de dados.
*Como Consultar Nota do Cadastro Positivo*
O consumidor poderá fazer a consulta através do aplicativo “SPC Consumidor” -do SPC Brasil -que deve ser baixado pelo celular. Para acessar o score, será necessário criar uma conta e preencher o formulário e seguir as orientações.
Também poderá fazer consultas através do site www.spcbrasil.org.br.