A partida entre Cuiabá e Coritiba, pela 24ª rodada da Série B, que estava programada para esta terça-feira (24), foi suspensa pela CBF. O motivo alegado é as péssimas condições do gramado da Arena Pantanal que estaria impraticável para o futebol. A CBF aguarda a restauração do gramado para voltar a remarcar jogos na Arena.

O comunicado foi divulgado na manhã deste sábado, no entanto, devido à falta de tempo hábil, a partida Cuiabá x Oeste foi mantida e acabou ocorrendo, na noite deste sábado.

De acordo com a Federação Mato-grossense de Futebol que acatou a decisão da CBF sem pestanejar, o gramado da Arena foi atingido por uma praga após um trabalho de recuperação, durante a pausa para a Copa América. O ponto mais crítico é o localizado em uma das pequenas áreas, onde parte da grama foi totalmente removida, o que poderia modificar a trajetória da bola durante as partidas.

Junto com o Governo de Mato Grosso, que administra o estádio, a Federação Matogrossense de Futebol (FMF), que cuida do gramado, pretende substituir o gramado o mais rápido possível para que o Cuiabá EC, representante do Estado na Série B, não seja prejudicado, tendo que mandar seus jogos em outra praça.

Em sua tabela de jogos, a CBF colocou as duas próximas partidas do Cuiabá como mandante com o local ‘a definir’. No caso de a restauração não ocorrer, a Diretoria de Competições indicará outro local para a realização dos confrontos do Dourado contra o Londrina e Vitória que estão previstos para os dias 5 e 11 de outubro.

Embora o caso pareça grave para a torcida do Cuiabá, o vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, não demonstra qualquer apreensão com relação à medida da CBF:  “O gramado vai ser arrumado”, disse. Nesta segunda-feira (23), o presidente da FMF, Aron Dresch deve se pronunciar sobre o caso.

Com o estádio Presidente Dutra, o Dutrinha ainda está em obras de reforma, a capital não tem outro estádio para mandar os jogos do Cuiabá. Se a recuperação do gramado atrasar, o Cuiabá EC terá que indicar outra cidade para seus jogos.

As praças esportivas em condições de receber jogos da Série B mais próximas são o estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis, a 200 quilômetros ao sul da capital e o estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, a 332 quilômetros ao norte.

Embalo – O adiamento do jogo contra o Coritiba, de certa forma é péssimo para o Cuiabá, que tinha a chance de entrar no G4 já na próxima rodada. Embalado com a boa vitória sobre o Oeste, o Dourado pegaria o Coritiba em curva descendente. A equipe paranaense vem de quatro derrotas seguidas e atravessa uma forte crise depois de sair da vice-liderança e cair para o oitavo lugar na tabela. Neste sábado, a direção do clube demitiu o técnico Umberto Louzer após a derrota de 2 a 0 em casa para o CRB. Ainda não há uma data para a realização dessa partida.