A CBF recebeu com irritação a liminar que suspende o confronto entre Palmeiras x Flamengo previsto para amanhã, pelo Campeonato Brasileiro. Nos bastidores, a entidade fala em “tentar de tudo” para derrubar a decisão judicial, concedida em uma ação movida pelo Sindeclubes no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro.
A entidade já monitorava a ação desde ontem, quando foi protocolada. O caminho para que ela seja revertida é um mandado de segurança – é uma medida jurídica urgente, que visa proteger um direito de uma ameaça imediata. O mandado de segurança normalmente é julgado rapidamente, e o caso pode ter novos desdobramentos ainda neste sábado (26) – o documento já está sendo preparado.
O UOL Esporte apurou que a entidade, inclusive, já avisou à Globo para que ainda não faça mudanças na grade de amanhã. Há, nos corredores da confederação, confiança de que a liminar pode ser revertida ainda neste sábado e de que a partida aconteça. Enquanto a briga é travada nos tribunais, o Flamengo, por via das dúvidas, embarcou para São Paulo (se acontecer, o jogo será no Allianz Parque). A delegação do clube carioca chega à capital paulista ainda nesta tarde.
Com 19 jogadores infectados pela covid-19, o Flamengo, ao longo da semana, tentou adiar a partida. Primeiro, fez um pedido direto à CBF, recusado. Depois, recorreu à Justiça Desportiva, onde também não teve sucesso. Pela legislação desportiva, clubes não pode recorrer à Justiça Comum.
O Sindeclubes, autor da ação que suspendeu a partida, tem como presidente José Pinheiro dos Santos, que é funcionário do Flamengo. A entidade afirma que entrou com ação por pedidos de funcionários do clube.
Flamengo embarca para o jogo
Apesar da decisão liminar do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, em suspender o jogo, o Flamengo segue a programação protocolar para desembarcar em São Paulo – local do duelo contra o Palmeiras – agendado para este domingo (27), às 16h (horário de Brasília), no Allianz Parque e pelo Campeonato Brasileiro. O último treino preparativo ocorreu na manhã deste sábado, no Ninho do Urubu, repleto de garotos da base e comandado pelos auxiliares Jordi Guerrero e Jordi Gris.
Cabe destacar que o Flamengo, que já havia acionado o STJD, ainda estava à espera de uma decisão favorável através do órgão da justiça desportiva, que indeferiu o pedido do clube para adiar o confronto deste fim de semana, em virtude do surto de Covid-19, mas que viu o o próprio Rubro-Negro pedir uma revisão após três novos casos positivos para a doença virem à tona na noite da última sexta-feira: os do zagueiro Gabriel Noga, do meia Pepê e do atacante Rodrigo Muniz – todos oriundos da base e naturais baixas de última hora. (Uol Esporte)