A CBF está na expectativa para que a decisão a respeito do recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) referente ao clássico suspenso entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, ocorra em até duas semanas. É o que garantiu Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, durante evento realizado pela entidade no Rio de Janiero, em celebração aos 20 anos da conquista do pentacampeonato mundial.
“A CBF não aceitou de jeito algum que aquela partida tivesse outro desfecho que não fosse os três pontos atribuídos ao Brasil. A Argentina entrou com o mesmo recurso que o nosso”, disse Rodrigues.
Enquanto não ocorre o julgamento do recurso, a CBF pediu à Fifa a realização do clássico em 23 de setembro, na Neo Química Arena, em São Paulo, o mesmo local em que a partida ocorreria anteriormente. Segundo o presidente da CBF, a possibilidade de deferimento da solicitação é real.
“Esperamos que esse jogo contra a Argentina seja no dia 23 (de setembro). A CBF busca a melhor logística para os atletas e as melhores condições no estádio”, completou o dirigente.
Relembre o caso
No dia 5 de setembro de 2021, o clássico entre Brasil e Argentina, válido pela sexta rodada das Eliminatórias, foi interrompido por agentes da Anvisa. Quatro jogadores (Emiliano Martínez, Lo Celso, Cristian Romero e Buendía) burlaram as regras sanitárias brasileiras por não cumprirem quarentena de 14 dias.
Um dia antes da partida, houve reunião entre Anvisa, Ministério da Saúde e AFA para negociar uma saída sobre o caso, mas não houve acordo. Embora tenham burlado as regras do país, os quatro argentinos estavam vacinados e com testes negativos. (Jogada 10)