Dois dos principais nomes da Seleção na última Copa do Mundo estão próximos do retorno pelas mãos de Carlo Ancelotti: Casemiro e Richarlison.
A dupla está na pré-lista do italiano para os jogos contra Equador e Paraguai, com grandes chances de presença na convocação definitiva, na próxima segunda-feira, dia 26. O volante e o atacante, por sinal, medem forças nesta quarta-feira, em Bilbao, na final da Liga Europa, entre Manchester United e Tottenham.
Casemiro é velho conhecido de Ancelotti e homem de confiança nos tempos de Real Madrid. O treinador chegou a ligar para o meio-campista enquanto estava em negociação para assumir a Seleção e deixou claro que contava com ele para o processo. A volta já na pré-lista é um sinal de algo que parece iminente nos bastidores.
Com duas Copas do Mundo no currículo, Casemiro não participou do ciclo sob o comando de Dorival Júnior. O treinador até o colocou na primeira lista, em março de 2024, mas um lesão determinou o corte sem a presença nas convocações seguintes.
O volante soma 75 jogos e sete gols com a camisa verde e amarela, e a última aparição aconteceu em outubro de 2023, quando foi titular de Fernando Diniz e jogou os 90 minutos na derrota para o Uruguai, em Montevidéu. Na temporada atual com a camisa do Manchester United, são 40 partidas e cinco gols marcados.
Já Richarlison chegou a participar da primeira convocação de Dorival, mas ficou no banco de reservas e não foi utilizado na vitória sobre a Inglaterra e no empate com a Espanha por conta de uma lesão. O centroavante estava ainda na lista original para a Copa América, mas uma lesão no joelho na manhã do dia da convocação o fez dar lugar a Evanílson, do Bournemouth.
Artilheiro do Brasil na última Copa do Mundo, com três gols, Richarlison soma 48 jogos e 20 gols pelo país. A última vez que entrou em campo foi também diante do Uruguai, em outubro de 2023, quando jogou 45 minutos ao substituir Neymar já nos acréscimos do primeiro tempo. Foi neste jogo em Montevidéu que o camisa 10 rompeu os ligamentos do joelho.
Na temporada atual pelo Tottenham, Richarlison entrou em campo 22 vezes e marcou cinco gols.
Carlo Ancelotti anunciará os 23 convocados para a Data Fifa de junho na próxima segunda-feira, dia 26, na sede da CBF. A Seleção se apresenta dia 2 e treinará no CT Joaquim Grava, do Corinthians, para os jogos com o Equador, dia 5, em Guayaquil, e o Paraguai, dia 10, na Arena Corinthians.
Pré-convocados
Wesley, Alexsandro, Danilo, Léo Ortiz, Gerson e Pedro (Flamengo); Vanderson e Caio Henrique (Mônaco), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Oscar (São Paulo), Hugo Souza (Corinthians), Alan Patrick (Internacional), Alexsandro (Lille), Igor Paixão (Feyenoord), Andrey Santos (Strasbourg), Evanílson (Bournemouth), Dodô (Fiorentina), João Pedro (Brighton), Neymar (Santos), Casemiro (Manchester United), Richarlison (Tottenham). (GE)