A festa mais popular do ano terá várias atrações em Cuiabá neste ano. A programação do Carnaval contará com shows nacionais e regionais, como o ex-integrante do Grupo Katinguelê, Salgadinho, a Banda Erre Som e a dupla sertaneja Anselmo e Rafael.

A festa começa no sábado (22) e segue até terça-feira (25), no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, localizado na antiga Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) na capital. O início está previsto para as 21h e encerramento às 3h. A entrada é gratuita.

Além dos shows, haverá um dia exclusivo para o desfile dos blocos que disputam R$ 100 mil de premiação.

O Carnaval da Gente é organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Cerca de 8 mil pessoas devem passar pelo evento.

 Salgadinho, ex-integrante do Grupo Katinguelê vai tocar no Carnaval de Cuiabá  — Foto: Instagram/Reprodução

No sábado (22), a festa começa às 21h com apresentação do cantor Salgadinho, o grupo Trio Maravilha e Banda Mega Som. No domingo (23), terá a matinê que acontece a partir das 17h com a folia do Momo.

Ainda no domingo, os shows da noite serão com Erre Som, Anselmo e Rafael, o grupo Toq D’Prazer e Alex Maluf, a partir das 20h. Já a segunda (24), a festa começa às 20h com o grupo Pagodão S.A., Rafa Garcia e Banda Tarraxinha.

No último dia de festa, na terça-feira (25), será o desfile dos blocos que começa a partir das 18h30. Seis blocos participarão do desfile que vai acontecer no pátio em frente da arquibancada.

Todos os dias de festa terão apresentações com Dj, que deve iniciar e encerrar a festividade. Neste ano não haverá concurso de Rei e Rainha do Carnaval, os personagens serão os mesmos do ano passado. Daniel Victor e Izzy Lima foram coroados em 2019, no ano em que a capital completou 300 anos.

Segundo a pasta, a não realização do concurso dos personagens folclóricos foi uma decisão tomada porque no ano passado não foi realizado o carnaval, portanto optou-se por manter o reinado dos eleitos por mais um ano e dar a oportunidade deles de participar efetivamente da festa.

Banda mato-grossense Erre Som vai fazer show no Carnaval de Cuiabá  — Foto: Instagram/Reprodução

O secretário da pasta, Francisco Vuolo, disse que toda a estrutura do evento foi pensada especialmente para o público e projetada para se transformar em um sambódromo, com área de concentração, recuo de bateria e dispersão, além de espaço dos jurados.

Os grupos participantes do desfile serão os blocos Vaidade, Unidos do Carumbé, Império de Casa Nova, Unidos do Araés e Melados e Boca Suja. Neste dia, ainda haverá apresentação de abertura do Bloco das Divas e Bloco Plus Samba. O regulamento será feito pela Associação de Blocos de Cuiabá (ABLOC).

Conforme a prefeitura, a escolha do local foi estratégica para diminuir os transtornos com poluição sonora, logística e tráfego, além para proporcionar maior segurança e conforto aos foliões e na realização do desfile dos blocos.

Daniel Victor e Izzy Lima, Rei Momo e Rainha do Carnaval de 2019 em Cuiabá — Foto: Davi Valle

O local ainda terá espaço para crianças, praça de alimentação e área específica para os profissionais de saúde, do juizado infantil, policiais e bombeiros militares. Para entrar no evento deve ser feito uma vistoria individual e o monitoramento pessoal por conta da organização.

Não será permitido a entrada de pessoas com latas, garrafas ou qualquer objeto perfurante ou cortante. As crianças menores de idades só podem entrar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Foi realizada uma visita técnica no parque para verificar as condições adequadas para fazer a festa popular. A vistoria foi feita com instituições que também atuarão na realização do evento. Como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos, de Mobilidade Urbana e Juizado da Infância e Juventude de Cuiabá.

A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), orienta que durante o período de Carnaval, seja observado casos de assédio contra crianças e adolescentes. O disque denúncia 100, funciona diariamente 24 horas por dia, incluindo feriados. As ligações podem ser feitas gratuitamente de qualquer terminal telefônico fixo ou celular.