Carlos Fávaro (PSD) tomou posse no Senado Federal, nesta sexta-feira (17), durante sessão remota. O político leu os mandamentos do Parlamento e foi oficialmente empossado.
“A Presidência declara empossado o Sr. Senador Carlos Fávaro. Foi recebido o edital do Diploma, registro de filiação partidária e nome parlamentar serão publicados na forma regimental”, declarou o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM).
Fávaro, no primeiro momento, apenas jurou seguir as regras do Congresso e com as mãos sobre a constituição disse: “Prometo guardar a Constituição federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a União, a integridade e a independência do Brasil”, declarou Fávaro.
A posse aconteceu durante a sessão remota deliberativa que trata do Regime extraordinário fiscal e Contrato Verde e Amarelo (conhecidas como MP da mini-reforma trabalhista).
Fávaro conseguiu ocupar o cargo deixado pela senadora cassada, Selma Arruda (PODE), devido à liminar concedida pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O parlamentar deve permanecer na vaga até a realização de uma eleição suplementar, que estava prevista para o dia 26 de abril, mas foi adiada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em razão da pandemia do novo coronavírus
Na eleição de 2018, que elegeu Selma Arruda (Podemos) e Jayme Campos (DEM), como senadores por Mato Grosso, Fávaro ficou em terceiro lugar e com a cassação do mandato da ex-juíza por crimes eleitorais, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o terceiro colocado assumisse até que houvesse eleição suplementar.
Veja vídeo