Terceiro maior parceiro comercial de Mato Grosso, o Irã abriu o diálogo com o Estado para intensificar estas relações. O novo embaixador iraniano no Brasil, Hossein Gharib, convidou o senador mato-grossense Carlos Fávaro (PSD) para iniciar uma rodada de conversas.
Conforme o Perfil das Exportações de Mato Grosso realizado pela Câmara Setorial Temática de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa (ALMT), o Irã respondeu por 5,2% das exportações de Mato Grosso no período de janeiro a junho de 2019, ficando atrás apenas da China e Países Baixos (Holanda, pelo porto de Roterdã), sendo este com 5,4% distribuídos para o mercado europeu. Assim, para o consumo interno, o Irã é o segundo país que mais compra do Estado.
Dentre os produtos mato-grossenses mais consumidos pelos iranianos estão o milho, a soja, a carne bovina e carne de frango.
Já em relação aos produtos importados do Irã pelo Brasil, a ureia corresponde a 97%, sendo Mato Grosso um dos principais consumidores da matéria que é um dos fertilizantes mais utilizado na agricultura mundial como fonte de nitrogênio.
As relações comerciais entre Brasil e Irã vêm se intensificando nos últimos anos tendo o estado como principal parceiro no país. No ano passado, a balança comercial entre estes países registrou um saldo superavitário de mais de U$ 2 bilhões.
Vale ressaltar que o Irã é o 17º maior país do mundo, desta forma, com expressivo potencial de crescimento nas relações comerciais.
Após a primeira reunião na embaixada iraniana, o senador Carlos Fávaro conduzirá uma agenda para apresentar os interesses de Mato Grosso. Além das relações comerciais, a intenção é estreitar os laços para um intercâmbio cultural, que permita aos mato-grossenses conheceram mais sobre a cultura persa e fortalecimento do turismo.