O presidente do MDB Mato Grosso, deputado federal Carlos Bezerra, não confirmou uma possível candidatura do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) na disputa ao Paiaguás, como representante da sigla.
“Quem vai dizer disso é a convenção do partido. Eu sou presidente do partido. Eu vou presidir uma convenção que vai definir isso. Nessa convenção todo mundo tem direito [de sair candidato]”, diz Bezerra em visita ao Palácio Paiagúas na manhã desta terça (22).
Apesar de falar o nome do MDBP para a disputa ao governo de Mato Grosso só será resolvido na convenção, Bezerra aponta que Emanuel é livre para discutir sua possível candidatura.
“Ele diz que quer ser candidato. Isso, no partido, é livre, é democrático, para ter um, dois, três, dez candidatos. Quem vai resolver é a convenção do partido. É um direito dele que ele está procurando exercer”.
Contudo, o presidente do MDB desconversou se a candidatura de Emanuel para o governo tem “musculatura” de ser viabilizada, já que começou na última semana. “Não tem como avaliar”.
Nos bastidores, há ainda a reclamação das lideranças do MDB é que não foram consultados para o projeto de candidatura de Emanuel, mas apenas o próprio Bezerra em reunião no dia 14 de março.
“Ele, que quer ser candidato, tem que aproximar do partido, da base, dos diretórios e dos prefeitos e de todo partidário”.
Desde segunda-feira (14), Emanuel está de férias e vem articulando a possibilidade de pré-candidatura ao governo, tendo como principal opositor o seu adversário político – o governador Mauro Mendes (União Brasil).
Em sua busca por apoio o prefeito da Capital fez uma peregrinação durante suas férias da Prefeitura. Ele se encontrou, com Carlos Bezerra, com o Fórum Sindical dos servidores de Mato Grosso – em 14 de março; com o prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicanos) – na última quarta (16); com prefeito e lideranças do agronegócio – na quinta (17); com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga; nesta última segunda (21) e outras lideranças políticas do interior.