O candidato a vereador por Cuiabá, Luluca Ribeiro, propôs que o Centro Histórico da Capital e a região do Porto se tornem polos tecnológicos com foco na capacitação da população mato-grossense. A ideia é que os dois locais, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP’s), possam ser não apenas revitalizados, mas exemplos para o país, assim como Recife, em Pernambuco.
“Proponho PPP’s que foquem na reestruturação do Centro Histórico cuiabano e também no Porto. Nós vemos a cada eleição vários projetos de reforma, ampliação e visitação, mas nenhuma proposta para retomarmos o centro cuiabano como centro comercial e tecnológico. Na minha opinião, devemos usar sempre bons exemplos: a cidade de Recife transformou a realidade dos seus jovens e assim, de seu Estado”, disse.
O projeto em Recife, intitulado Porto Digital, é um parque tecnológico e de inovação. A atuação se dá nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design. Desde 2015, o local também passou a atuar no setor de tecnologias urbanas como área estratégica.
Também foi devido ao Porto Digital que mais de 84 mil metros quadrados de prédios históricos tombados pelo Iphan foram revitalizados ou restaurados.
“Depois de 20 anos nós, aqui em Mato Grosso, atingimos o superávit em nosso Estado. Temos que aproveitar e buscar o holofote para nossa Capital. Transformar o Centro Histórico e o Porto em locais de capacitação seria uma saída para fomentar a economia daqui”, observou ele.
“Nossa riqueza está em nosso povo, desde a culinária até o gerenciador de máquinas agrícolas, que acabam buscando em outros estados estes cursos. Por que não oferecer aqui na nossa Capital? Aqui preciso convocar também a atenção e o auxílio de nossos deputados federais, estaduais e nossos senadores. Precisamos da união de todos para um Mato Grosso ainda mais potente”, completou Luluca.