O vídeo que mostra maus-tratos de Charlotte Dujardin a um cavalo e provocou a saída da britânica das Olimpíadas foi divulgado nesta terça-feira por meios de comunicação da Inglaterra. Nas imagens, exibidas pelo canal “ITV” e pelo site “Talksport”, é possível ver a campeã olímpica golpeando o cavalo com um chicote durante um treino.
O incidente ocorreu há quatro anos, mas só agora o vídeo vazou. Por conta das imagens, a Federação Equestre Internacional (FEI) suspendeu Dujardin provisoriamente por seis meses. Antes mesmo do anúncio, ela abdicou de disputar os Jogos Olímpicos de Paris, ciente de que o vídeo havia sido divulgado.
O que aconteceu foi completamente fora do meu normal e não reflete como eu treino meus cavalos ou meus alunos; no entanto, não há desculpas. Estou profundamente envergonhada e deveria ter sido um melhor exemplo naquele momento – disse a equestre britânica.
Dujardin tem seis medalhas olímpicas na carreira, sendo três de ouro. A competidora ganhou dois ouros em Londres-2012 (individual e equipes) e um no Rio de Janeiro-2016 (individual); uma prata no Rio (equipes) e dois bronzes (equipe e individual) em Tóquio-2020.
No comunicado, além da suspensão provisória da atleta britânica, a FEI confirmou o conteúdo do vídeo: Dujardin maltratou um animal e teve o caso revelado por uma fonte anônima, que contratou um advogado para enviar o vídeo à federação internacional.
– Estamos muito desapontados com este caso, especialmente por estar tão próximo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No entanto é nossa responsabilidade e crucial que abordemos qualquer caso de abuso, já que o bem-estar dos cavalos não pode ser comprometido – declarou Ingmar De Vos, presidente da FEI. (GE)
Veja o vídeo: