A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, sob gestão do Gabinete Estadual de Intervenção, inicia nesta segunda-feira (11.09) a Campanha Nacional de Multivacinação, com foco em crianças e adolescentes menores de 15 anos, conforme calendário do Ministério da Saúde.

O serviço de imunização está disponível nas 66 unidades básicas de saúde de Cuiabá com salas de vacina, com exceção da vacina BCG e da tríplice viral, que são disponibilizadas em um cronograma especial.

“É muito importante que as mães, pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes compareçam a uma das unidades para atualizar a caderneta de vacinação. Nosso dia D será no dia 23 de setembro, mas todas as nossas unidades estão com as vacinas disponíveis no horário de atendimento normal para quem deseja ir em outra data”, destaca a cointerventora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Amorim.

A cointerventora acrescenta que, além de crianças e adolescentes, adultos e idosos também possuem um calendário de vacinação previsto pelo Ministério da Saúde e devem se imunizar.

“Nossas unidades estão preparadas para colocar a caderneta de vacinação de todas as idades em dia. Não podemos deixar de nos proteger. Pedimos para a população que busque a unidade de saúde mais próxima de casa para ficar com o calendário de vacinas em dia”, frisa.

Catarina ressalta que as salas de vacina que estavam fechadas antes da intervenção foram reabertas para que o morador de Cuiabá possa ter o serviço o mais próximo possível de onde mora, com todas as vacinas garantidas para a população. As duas únicas vacinas que ainda possuem horários e/ou locais definidos são a BCG e a tríplice viral, por causa da baixa disponibilidade nacionalmente.

A BCG está disponível de forma escalonada  em 14 unidades básicas de saúde, conforme programação abaixo, com dias da semana e horários de aplicação de cada uma. A Tríplice Viral está disponível em todas as unidades básicas de saúde às terças e quintas-feiras, dentro do horário de atendimento normal.

Das 67 unidades básicas de saúde em Cuiabá, 66 têm salas de vacinação ativas. Além delas, há duas vans do projeto AMOR, que leva a aplicação de vacinas para a área rural do município e duas vans do projeto Consultório na Rua, que atende a população em situação de rua. A única unidade básica de saúde de Cuiabá que não oferece o serviço de vacinação é o Centro de Saúde Enfermeira Ana Poupina, por fazer parte de outra estratégia de atuação que é focada na oferta de serviços especializados na rede básica, como por exemplo, o exame do sopro ou espirometria.

Em Cuiabá, o  Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação está previsto para ocorrer no dia 23 de setembro. As vacinas de rotina do calendário nacional são: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10 Valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP (tríplice bacteriana), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY.

BCG

O atendimento da BCG acontece nos seguintes locais, dias e horários:

Às segundas-feiras

UBS Clínica da Família – 9h às 15h

UBS Tijucal – 8h às 14h

UBS  Jardim Florianópolis/União – 9h às 11h e das 13h às 15h

Às terças-feiras

UBS 1º de Março – 9h às 11h e das 13h às 15h

UBS Nova Esperança – 9h às 11h e das 13h às 15h

UBS Santa Isabel – 9h às 11h e das 13h às 15h

Às quartas-feiras

UBS Dr. Fábio II – 7h às 11h

UBS Cidade Verde – 7h às 11h

UBS Grande Terceiro –  7h às 11h

Às quintas-feiras

UBS Quilombo – 7h às 11h

UBS Santa Terezinha – 7h às 11h

UBS Pedra 90 I e II –7h às 11h

Às sextas-feiras

UBS Pico do Amor – 9h às 11h e das 13h às 15h

UBS Paiaguás – 9h às 11h e das 13h às 15h