A campanha de inverno da Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, distribui, ao longo de cinco anos, mais de 70 mil cobertores para famílias em vulnerabilidade social, moradores em situação de rua e instituições sociais.
Entre o público alvo da campanha está a população de rua que é atendida durante todos os dias que a Capital registra frentes frias. O trabalho é realizado pela equipe de Abordagem Social da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
“Começamos a força tarefa ontem e entregamos mais de 300 cobertores nos Cras e Creas Centro, unidades que os moradores em situação de rua buscam abrigamento. Hoje estamos percorrendo os principais locais de aglomeração da população de rua”, frisou Fabiana Soares, coordenadora de Proteção Social Especial.
As regiões do Porto, Rodoviária, Beco do Candeeiro e Morro da Luz são os principais pontos que recebem as visitas da Equipe de Abordagem Social da prefeitura que oferecem os encaminhamentos aos albergues municipais para a melhor proteção ao frio.
A entrega para esse público alvo é rotineira nos dias de frio em virtude da falta de capacidade de zelo do item, ocasionado pelas condições de rua vivida por essa população que inviabiliza o cuidado e armazenamento do cobertor.
“A nossa ida às ruas é para retirar essas pessoas das ruas e levar aos albergues e também oferecer nossos serviços para encerrar de vez esse ciclo das ruas. Porém, muitas delas não têm essa intenção de sair e, por isso, destinamos esses cobertores quase que diariamente nos dias de frio para que elas possam se proteger”, frisou Clausi Barbosa, secretária Adjunta de Assistência Social.