A Câmara Municipal de Cuiabá vai realizar nesta quarta-feira (22.11), às 19 horas, sessão solene em homenagem aos 50 anos do Obelisco, que marca o Centro Geodésico da América do Sul, na Praça Pascoal Moreira Cabral. A proposta é do presidente do Legislativo, Chico 2000 (PL).

O marco delimitando o Centro Geodésico da América do Sul foi construído em 1909, pela comitiva liderada pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. O obelisco de 20 metros de altura, sob o marco, é revestido em mármore branco e foi inaugurado em 15 de novembro de 1973, festejado juntamente com a Proclamação da República.

A proposta para a construção do monumento partiu do engenheiro Cássio Veiga de Sá, que em 1966 era secretário de Aviação e Obras Públicas da Prefeitura de Cuiabá, ele compareceu a uma sessão extraordinária da Câmara de Cuiabá para apresentar a proposta da construção da nova sede do Poder Legislativo Estadual e do monumento.

O objetivo também era de criar um ambiente de confraternização pan-americana, pois o local era o centro geográfico da América do Sul. Como atualmente o local que um dia foi a Assembleia Legislativa, agora é a Câmara de Cuiabá, os vereadores decidiram comemorar os 50 anos desse monumento símbolo de confraternização dos povos sul-americanos.