Cuiabá tem apenas dois, dos 25 vereadores nesta legislatura, que são negros e nenhum indígena. Sendo eles, o vereador Juca do Guaraná (MDB), que fez história ao ser eleito o segundo presidente negro da Câmara de Cuiabá, e a professora Edna Sampaio (PT).
Juca do Guaraná está em seu terceiro mandato, sendo reeleito com 2.021 votos.
“Serei presidente dos 25 vereadores. Os poderes são distintos. Poder executivo e poder legislativo. Harmônicos, mas distintos. Vamos buscar a harmonia dos poderes. O que for bom para Cuiabá, como vem acontecendo, grandes obras, grandes projetos, terá o apoio da Câmara e dessa Mesa Diretora”, afirmou Juca.
Já a professora Edna Sampaio está em seu primeiro mandato na Câmara. Ela foi eleita com 2.902 votos.
A parlamentar é feminista, militante sindical da educação e servidora pública, sendo já conhecida na baixada cuiabana por sua luta por diversas ações sociais. Edna tem 53 anos e foi a mulher mais votada nesse pleito de 2020. A professora tentou ser deputada federal em 2018, porém, conseguiu apenas a suplência.
“Sou vereadora eleita para a oposição ao governo Emanuel Pinheiro. Uma oposição que claramente não restam dúvidas que será necessária”.