A Câmara Municipal de Cuiabá adiou para a próxima a semana a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022. A peça orçamentária estava prevista para ser votada na quinta-feira (23), mas, após consenso entre os parlamentares, o projeto foi adiado para a próxima terça-feira (28). A primeira sessão extraordinária acontece às 14h e a segunda às 16h.
O presidente da Câmara dos Vereadores, Juca do Guaraná Filho (MDB)
O presidente da Casa de Leis, Juca do Guaraná Filho (MDB), justificou durante sessão extraordinária que foram apresentadas cerca de 220 emendas ao PLOA e que seria humanamente impossível discutir todas antes das 3 horas da madrugada desta sexta-feira (24).
“Já são 19h56 . Dia bastante puxado e cansativo. Nós temos mais de 220 emendas. Seria quase impossível discutirmos todas essas emendas antes das 3h da madrugada. Vamos marcar essa sessão para a próxima”, explicou o emedebista.
O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), vereador Chico 2000 (PL), informou que a CCJR detectou diversas irregularidades nas emendas apresentadas e, por isso, houve atraso na apreciação.
“Nós estamos mexendo nessas emendas. Nós estamos tratando com muito cuidado. Nas emendas impositivas houve algumas irregularidades. Nós não nos preocupamos em simplesmente vetá-las. Nós poderíamos ter vetado pelas irregularidades, estabelecidas em Lei, como por exemplo, tirar recurso de reserva de contingência. Isso é vetado em lei e diversos vereadores fizeram isso, nós demos a oportunidade para todos os vereadores corrigirem”, disse o vereador.
“Eu cobrei a votação hoje, mas cheguei ao convencimento que chega a ser desumano votar tudo hoje e fui convencido a dar um passo atrás. Na terça-feira, à tarde, podemos votar com mais tranquilidade e todos com espaço para a discussão. A equipe técnica da comissão está esgotada e estão desde as 7 horas debruçados no trabalho, começou a ser desumano”, completou.