O Botafogo venceu mais uma no Campeonato Brasileiro. Cada vez mais líder e embalado no topo da tabela, a equipe venceu o Grêmio por 2 a 0 na noite deste domingo, chegou a 36 pontos e abriu 10 pontos para o vice-líder. Cláudio Caçapa, técnico interino, analisou o bom momento do time e a possibilidade de título em 2023.
– Não é mais um acaso. O acaso ficou para trás. O Botafogo mostra que pode ser campeão e vai brigar com isso. Ganhamos do Palmeiras, do Grêmio… O acaso está longe. Hoje o Botafogo confirma que vai brigar pelo título. Vai ser campeão? É outra história, falta muito.
– O Botafogo está no caminho certo. Ainda faltam muitas rodadas, mas está no caminho certo. Se continuar dessa forma, se o grupo continuar fechado, do jeito que está, vamos começar a pensar em título. Já está dando esse cheirinho, sim.
O Botafogo sofreu no primeiro tempo, mas resistiu às diversas ofensivas gremistas. A mudança de postura foi no intervalo, conforme explica o técnico.
– Tudo mudou no intervalo. Falei para os atletas que foi um milagre a gente estar no 0 a 0. Foi a verdade. O Grêmio criou mais, teve oportunidades melhores. Não aconteceu. Disse que eles não marcaram e que a gente precisava aproveitar isso para mudar a chave. Primeiro, no impacto, em vencer duelos, e depois na posse de bola. Fizemos um segundo tempo melhor, equilibramos o jogo. Achamos dois gols que nos trouxeram tranquilidade para manter a posse de bola.
Abaixo, outras respostas de Caçapa:
Atuação do time, que sofreu no primeiro tempo
É uma característica do Botafogo. A gente quer defender bem, não deixar o adversário jogar. Hoje, não foi assim, o Grêmio teve situações, mas o futebol é bola na rede. O Grêmio não conseguiu. Fomos para o intervalo, mudamos algumas coisas e tivemos a atitude de reverter.
Análise do Grêmio
Uma forte equipe, que tá brigando na cabeça e vem continuar brigando. Ganhou de um grande time, não só pelos jogadores como também pelo Renato, que faz um excelente trabalho. Só o futebol para nos presentear com momentos assim. Estava quietinho com a minha família e recebi essa convocação. Acho que fiz a escolha certa.
Semana de trabalho
Foi uma semana muito boa, muito proveitosa, muito leve. Os atletas se dedicaram ao máximo, fizeram o trabalho que propomos a eles. Hoje, se confirmou a boa semana, mesmo com o jogo muito difícil que tivemos no primeiro tempo.
Elenco
Só tem uma semana que estou trabalhando, mas são atletas com potencial grande. Tenho ajuda do estafe, o Lúcio Flávio está mais próximo e me deu características e coordenadas de todos os atletas. Não é um trabalho só do Cláudio, mas da turma toda. O Carlos Alberto entrou mais uma vez muito bem e mostrou que tem estrela. O futebol também é isso.
Expectativa de título
O Botafogo está no caminho certo. Ainda faltam muitas rodadas, mas está no caminho certo. Se continuar dessa forma, se o grupo continuar fechado, do jeito que está, vamos começar a pensar em título. Já está dando esse cheirinho, sim. (GE)