Além do título mundial, o zagueiro Thiago Silva deixa o Mundial de Clubes com um troféu particular: a Bola de Ouro de melhor jogador do torneio. Os prêmios individuais foram todos para brasileiros, pela primeira vez na história da competição, com dois palmeirenses completando o pódio: o atacante Dudu com a Bola de Prata, e o volante Danilo em terceiro, com a Bola de Bronze.
Thiago Silva, de 37, é o primeiro brasileiro a receber o prêmio de melhor do Mundial de Clubes da Fifa desde o goleiro corintiano Cássio, vencedor em 2012, curiosamente na final contra o Chelsea, vencida por 1 a 0 pelo Corinthians com atuação decisiva de Cássio.
Em 18 edições do Mundial da Fifa, desde 2000, apenas outros três brasileiros ganharam a Bola de Ouro: Edílson, pelo Corinthians, em 2000; Rogério Ceni, pelo São Paulo, em 2005; e Kaká, pelo Milan, em 2007.
O Chelsea abriu o placar com um gol do belga Romelu Lukaku,no segundo tempo da partida, mas um toque de mão de Thiago Silva gerou o pênalti, apontado pelo VAR, que igualou o placar. Na prorrogação, outro pênalti marcado com ajuda do VAR, um toque de mão do zagueiro Luan, deu ao Chelsea novamente a liderança do placar. O alemão Kai Havertz marcou o gol do título, aos 12 minutos do segundo tempo. (GE)