Um domingo de gols e reviravolta no Maracanã. No último clássico carioca do ano, o Botafogo abriu vantagem e parecia estar com a vitória na mão, mas viu o Fluminense reagir e buscar o empate em 2 a 2 na reta final da partida válida 33ª rodada do Brasileirão. Eduardo e Jeffinho marcaram para o clube alvinegro, enquanto Ganso e Matheus Martins balançaram as redes para o Tricolor.

O Tricolor chegou aos 55 pontos e termina a rodada no quinto lugar, sendo ultrapassado pelo Corinthians. O Botafogo alcançou os 44 pontos e permanece na 11ª posição.

O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, às 19h, contra o Red Bull Bragantino, no Nilton Santos. No mesmo dia, mas às 21h45, o Fluminense enfrentará o Corinthians na Neo Química Arena.

INÍCIO MORNO

Com menos de um minuto de jogo, o Fluminense criou a primeira boa jogada e teve chance de abrir o placar com Arias. Livre na área, o colombiano chutou por cima do gol. Apesar de um início promissor, a partida logo foi tomando contornos de equilíbrio. As duas equipes apostaram em bolas aéreas e tiveram dificuldade de criar perigo contra o gol adversário.

PRESSÃO TRICOLOR…
Aos poucos, o Fluminense recuperou a superioridade e construiu novas jogadas de perigo. Aos 24′, Cano recebeu na entrada da área, chutou cruzado e carimbou a trave. Aos 34′, após boa troca de passes, Yago saiu na cara de Gatito e o goleiro faz grande defesa para evitar o gol tricolor.

E GOL ALVINEGRO
A resposta do Botafogo foi imediata e certeira. Aos 40′, Júnior Santos recebeu pela direita, chutou cruzado e encontrou Eduardo na área. O meia finalizou de primeira, no contrapé de Fábio, para abrir o placar para o clube alvinegro. Nos acréscimos, o Flu ainda teve chance para empatar no primeiro tempo, mas Arias mandou para fora.

APOSTA NO CONTRA-ATAQUE
Atrás no placar, Diniz colocou Nathan na vaga de Manoel e apostou em um Fluminense mais ofensivo para buscar o empate. O plano, no entanto, caiu por terra logo aos seis minutos do segundo tempo. Em um contra-ataque mortal, Jeffinho ganhou de Martinelli na corrida, entrou na área e chutou rasteiro para ampliar o placar.

Aos 21, outro contra-ataque e outra bola na rede: Jeffinho fez grande jogada, Gabriel Pires chutou de fora da área e Fábio deu rebote. Livre na área, Tiquinho mandou para o gol, mas o assistente assinalou impedimento do atacante alvinegro.

ESTRELA DE DINIZ E MATHEUS MARTINS
Se a primeira mudança não surtiu efeito, a segunda substituição do Fluminense mudou o rumo da partida. Aos 29, Diniz colocou Matheus Martins na vaga de Yago Felipe e, em menos de 10 minutos, o jovem mostrou estrela em dose dupla. Na sua primeira participação, sofreu pênalti de Patrick de Paula, convertido por Ganso na sequência. Na marca dos 36, foi a vez dele aproveitar bate-rebate na área e acertar um belo chute para igualar o placar e dar números finais ao duelo.

FICHA TÉCNICA
Fluminense 2 x 2 Botafogo

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 23/10/2022, às 16h (de Brasília)
​Árbitro: Ramon Abatti Abal (SC)
Assistentes: Eder Alexandre (SC) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)
Público e renda: 36.033 presentes / R$ 975.810,00
​Cartões amarelos: Martinelli, Ganso, Matheus Martins (FLU); Tiquinho Soares, Marçal (BOT)
​Cartões vermelhos: –

Gols: Eduardo (0-1, 40’/1ºT); Jeffinho (0-2, 6’/2ºT); Ganso (1-2, 30’/2ºT); Matheus Martins (2-2, 36’/2ºT)

FLUMINENSE (Técnico: Fernando Diniz)
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel (Nathan, 0’/2ºT) e Calegari (Cristiano, 19’/2ºT); André, Martinelli, Yago Felipe (Matheus Martins, 27’/2ºT) e Ganso; Arias e Cano (Alan, 40’/2ºT).

BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)
​Gatito; Daniel Borges, Adryelson, Cuesta e Marçal; Gabriel Pires, Patrick de Paula e Eduardo (Del Piage, 15’/2ºT) ; Júnior Santos, Jeffinho (Victor Sá, 35’/2ºT) e Tiquinho Soares.

Fonte: Lance
Fotos: Vitor Silva/Botafogo