A missão foi cumprida com louvor até aqui. O Brasil entrou em campo nesta sexta-feira classificado e com 10 reservas. Precisou da ajuda de alguns titulares, mas venceu o Paraguai por 2 a 1, de virada, em Armênia, na Colômbia e se manteve com 100% de aproveitamento no Pré-Olímpico. O resultado deixou a seleção de André Jardine na liderança do Grupo A e classificou o Uruguai para o quadrangular final, ao lado de Argentina e Colômbia. Os paraguaios deram adeus.
O QUE VEM POR AÍ
O Brasil terminou a primeira fase com 12 pontos em quatro jogos no Grupo A. O Paraguai ficou na quarta posição, com três pontos. O Uruguai foi o segundo, com seis, mesma pontuação da Bolívia, que teve saldo de gols menor. Brasileiros e uruguaios farão o quadrangular final do Pré-Olímpico com Argentina e Colômbia. As seleções se enfrentam em turno único, e as duas melhores se garantem em Tóquio. A estreia do time de André Jardine será contra a Colômbia, dia 3, às 20h, em Bucaramanga.
OS 90 MINUTOS
O Paraguai só se garantiria na próxima fase com uma vitória. Mas não teve a postura de quem precisava vencer. Com apenas Matheus Henrique de titular, o Brasil dominou a primeira etapa. Ficou com a bola e criou boas chances. Mas esbarrou em Arzamendia e na falta de pontaria. Na segunda etapa, a Albirroja reagiu. Especialmente nos pés de Iván Franco, que infernizou a defesa brasileira pelo lado esquerdo.
Mas foi em uma cobrança de falta e bola aérea que o Paraguai conseguiu furar o bloqueio brasileiro. Roberto Fernández, de cabeça, balançou as redes de Cleiton. Jardine, então, lançou os titulares Bruno Guimarães e Paulinho em campo. E em uma jogada com ambos nasceu o empate da seleção brasileira. O novo jogador do Lyon acionou o ex-Vasco, dentro da área, e ele finalizou bem. No final, Pepê fez boa jogada com Igor Gomes e marcou na saída de Arzamendia: 2 a 1.
ARTILHEIRO E… RESERVA?
Pepê fez seu primeiro jogo como titular no Pré-Olímpico e marcou seu terceiro gol na competição. É artilheiro do Brasil e um dos artilheiros da competição, ao lado de Victor Abrego, da eliminada Bolívia, e Carrascal, da Colômbia. Entrou bem sempre que foi acionado e vai para o quadrangular final com moral.
NA TORCIDA
O Uruguai folgou na rodada e ficou só na arquibancada do estádio Centenario de Armenia. Vibrou aos 51 minutos do segundo tempo com o gol do Peru na derrota para a Bolívia, que manteve a equipe viva no torneio. E depois comemorou os dois gols do Brasil, que garantiram sua vaga no quadrangular final do Pré-Olímpico.