O Brasil estreou com o pé direito nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Indonésia em 2023, vencendo o Chile por 77 x 53. O jogo marcou também a estreia de Gustavo de Conti, atual técnico do Flamengo, no comando da Seleção.

Bruno Caboclo foi o principal destaque da Seleção no confronto. O ala anotou um duplo-duplo de 14 pontos e 13 rebotes, além de duas roubadas de bola. O cestinha da partida foi Lucas Mariano, o Lucão, que terminou com 18 anotados.

Juntos no grupo B, ao lado de Colômbia e Uruguai, Brasil e Chile voltam a se enfrentar no próximo sábado (27) às 19h10 pela segunda rodada de janela. A segunda janela será apenas em fevereiro, quando a Seleção encara Uruguai (dia 25) e Colômbia (dia 28).

Começo nervoso

A seleção brasileira começou tendo dificuldades na marcação do perímetro e permitiu três bolas de três pontos aos chilenos logo nos primeiros minutos do confronto. Yago é quem mais causava estrago na defesa adversário, seja nas infiltrações ou nos chutes longos.

No meio do primeiro período, o técnico Gustavo de Conti fez alterações na equipe para dar fôlego e melhorar a estatura. As mudanças fizeram efeito. Com Rafa Mineiro, Lucão e Caboclo em quadra, a Seleção buscou a virada e terminou o primeiro quarto com um ponto de vantagem: 22 x 21.

Lucas Mariano faz marcação pesada em cima de jogador chileno — Foto: Divulgação/FIBA

Lucas Mariano faz marcação pesada em cima de jogador chileno — Foto: Divulgação/FIBA

O começo do segundo quarto foi muito proveitoso para a equipe brasileira. Lucas Mariano e Caboclo contribuíram nos pontos e ajudaram a vantagem a chegar até 12 pontos. No fim, o Chile reagiu, levando apenas 6 de diferença para os vestiários.

Imposição

Lucão voltou do intervalo com a mão quente do intervalo e foi um dos principais responsáveis pelo crescimento do Brasil depois de um momento de seca entre o fim do 2º e o começo do 3º quarto. Na defesa, o Brasil dominou coletivamente o Chile, que não encontrava espaços.

Lucão finaliza no gancho — Foto: Divulgação/FIBA

Lucão finaliza no gancho — Foto: Divulgação/FIBA

Quem também fez a diferença foi Caboclo, que dominou o garrafão nos rebotes defensivos e chegou ao duplo-duplo ainda no terceiro quarto, fazendo a Seleção levar 13 pontos de frente para o último período.

O quarto quarto foi de domínio absoluto da seleção brasileira, usando bastante a velocidade nos contra-ataques e marcando muito forte, anotou uma parcial de 21 x 11 e garantiu o triunfo por 77 x 52 na estreia nas Eliminatórias. (GE)