O Brasil de Pelotas anunciou na manhã desta terça-feira que identificou o torcedor suspeito de praticar atos de injúria racial contra o goleiro Adriel, do Grêmio, na partida entre os dois clubes no Bento Freitas, pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho. O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) investiga o caso.
De acordo com nota divulgada pelo Brasil, a identidade do torcedor foi informada às autoridades para apuração e devidas providências. E apesar de o clube não informar quais medidas adotou internamente, o torcedor acabou excluído do quadro social do Xavante.
No último sábado, o goleiro reserva do Grêmio, Adriel, relatou ter sido vítima de ofensas de cunho racista durante a partida. Segundo o jogador, as agressões partiram de um torcedor na arquibancada e foram direcionadas a ele e outros jogadores do Tricolor.
A denúncia foi feita em uma postagem no perfil do jogador no Instagram. O goleiro chegou a marcar um torcedor, que segundo ele teria sido responsável pelas ofensas. Um vídeo de um homem supostamente imitando gestos de um macaco circulou pelas redes sociais.
– Hoje ouvi muitas ofensas da torcida adversária, tanto eu como meus companheiros. E ofensas racistas e de baixo calibre: “Ei negão, vira servente de pedreiro”. Triste isso – escreveu o jogador.
Adriel registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil na segunda-feira, e o Grêmio prometeu acompanhar o caso de perto para cobrar punição aos responsáveis.